Itaim (Guarulhos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Itaim é um bairro da Região Leste da Grande São Paulo, administrado pelo município de Guarulhos.

Teve sua origem na antiga Vila de São Miguel, hoje Distrito de São Miguel Paulista.

Passou a pertencer ao Pimentas, quando este se separou de São Miguel, sendo posteriormente elevado á Distrito nos Anos 90.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Itaim" é um nome de origem tupi: significa "pedrinha", pela junção de itá (pedra) e im (diminutivo).[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esse distrito é limítrofe com o distrito de Jardim Helena, Pimentas e Itaquaquecetuba, apesar de ter se originado de São Miguel, é administrado pela prefeitura de Guarulhos. Porém, é notadamente um típico bairro do extremo da Zona Leste de São Paulo. Conta com vias importantes como a Avenida Brás da Rocha Cardoso, que corta o distrito e que é a principal ligação entre a Estação Itaim Paulista e a Rodovia Ayrton Senna da Silva. Além disso, o distrito é cortado pela Estrada do Capão Bonito, que liga a Estrada do Sacramento à Vila Any. Devido sua origem, a região é considerada por muito de seus moradores como parte integrante do distrito dos Pimentas. O bairro da Vila Any, um dos mais afastados da região, se notabiliza por ser um dos primeiros aglomerados urbanos da região do Pimentas, juntamente com os bairros do Jardim Paulista e Jardim Pimentas.

Atualmente, o distrito conta com uma unidade básica de saúde e sete escolas públicas.

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. p. 132.