James Michel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
James Alix Michel
James Alix Michel
3° Presidente de Seicheles
Período 14 de julho de 2004
a 16 de outubro de 2016
Antecessor France-Albert René
Sucessor Danny Faure
Dados pessoais
Nascimento 16 de agosto de 1944 (75 anos)
Ilha de Mahé, Seychelles
Primeira-dama Natalie Michel
Partido Front Progressiste du Peuple Seychellois - FPPS
Profissão militar, professor e político

James Alix Michel (Ilha de Mahé, 16 de agosto de 1944) é um político de Seychelles, foi presidente das Seychelles, de 14 de julho de 2004 até 16 de outubro de 2016, data de sua renuncia.

Biografía[editar | editar código-fonte]

Michel começou sua vida profissional como professor, mas com a abertura da ilha ao turismo após a construção de um aeroporto internacional em Mahé em 1971, Michel passou a se dedicar a esta atividade mais lucrativa. Politicamente, integrou-se ao Partido Popular Unido de Seychelles de France-Albert René pouco antes da independência, ocorrida a 29 de junho de 1976.

Michel manteve-se na sombra de France-Albert René durante toda a sua carreira política. Depois do golpe de estado pacífico que derrubou René do poder, em 5 de junho de 1977, Michel ocupou os postos ministeriais mais importantes, como a pasta da Economia. Michel tentou também promover e desenvolver uma democracia mais aberta. Em 1993, as primeiras eleições livres têm lugar depois da derrubada do presidente René. Os resultados desta democratização não são completos: a imprensa continua sendo controlada e as eleições provavelmente algo manipuladas. Assim, as presidenciais de 2001 e as legislativas de 2002 quiçá teriam podido se inclinar em favor do chefe da oposição Wavel Ramkalawan e seu Partit Nacional des Seychelles (Partido Nacional de Seychelles).

Em 1996, Michel é nomeado vice-presidente do presidente France-Albert René e sucede-lhe o 14 de julho de 2004. O novo presidente tem de encarar a crise orçamental que ameaça o arquipélago: o turismo segue sendo o principal motor da economia, mas o Estado, para desenvolver as suas infra-estruturas, mergulhou num profundo déficit orçamentário.

Precedido por
France-Albert René
Presidente das Seychelles
2004 - 2016
Sucedido por
Danny Faure