Jardim Brasil (Vila Medeiros)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jardim Brasil
Bairro de São Paulo São Paulo City flag.svg
Área 6,89 km² [1]
Dia Oficial 18 de agosto
Fundação 1913
Habitantes 80 mil (2010) [1]
Distrito Vila Medeiros
Subprefeitura Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme
Região Administrativa Nordeste

Jardim Brasil é um bairro da cidade de São Paulo, situado no distrito de Vila Medeiros, na zona norte da cidade. É um bairro plano, a dois quilômetros da Rodovia Fernão Dias (BR-381), sendo vizinho do Parque Edu Chaves, Vila Medeiros, Jardim Julieta e Vila Sabrina.

O bairro foi fundado no início do século XX, em 1913, quando toda a região era uma fazenda de propriedade do famoso aviador Eduardo Pacheco Chaves. O jovem Edu Chaves, aproveitando-se da topografia plana da região, tinha planos de abrir uma escola de aviação na área, porém, devido a dívidas familiares, teve que vender a fazenda para a Companhia Agrícola Imobiliária do Brasil, que por sua vez loteou a região. [1] [2]

Características[editar | editar código-fonte]

Possui a característica de ter, em maior parte, ruas retas e paralelas, com cruzamentos perpendiculares. Suas principais avenidas são: Jardim Japão, Roland Garros, Mendes da Rocha, Julio Buono, Basílio Alves Morango, Antenor Navarro e Edu Chaves.

O bairro conta com o Supermercado Bergamini, localizado na avenida Roland Garros, entre as avenidas Edu Chaves e Mendes da Rocha (no fim do bairro) podem ser encontradas grande variedade de lojas de vestuário, relojoarias, lojas de variedades, pizzarias, padarias, farmácias, pet shops, bancos e postos de gasolina.

Serviços Públicos[editar | editar código-fonte]

No cruzamento das avenidas Francisco Peixoto Bizerra e Antenor Navarro existe a Unidade Básica de Saúde e o AMA Jardim Brasil. Já no cruzamento das avenidas Jardim Japão e Roland Garros há a Escola Municipal Maria Helena Faria Lima, administrado pelo governo do município.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «O Jardim Brasil completou 97 anos e sua população ganha festa no domingo (22)». Prefeitura de São Paulo. Consultado em 14 de janeiro de 2021 
  2. «Jardim Brasil reflete a imagem do Sr. Guanabara». Diário Zona Norte. Consultado em 14 de janeiro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.