Jim Cronin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jim Cronin
Nascimento 15 de novembro de 1951
Yonkers
Morte 17 de março de 2007 (55 anos)
Cidadania Estados Unidos
Ocupação zoólogo
Prêmios Membro da Ordem do Império Britânico
Causa da morte câncer de fígado

James "Jim" Cronin (Yonkers, 15 de Novembro de 1951Manhattan, 17 de Março de 2007) foi um zoólogo norte-americano, fundador do santuário zoológico Monkey World, em Dorset.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido e criado em Yonkers, Nova York, residiu na Grã-Bretanha durante mais de duas décadas, onde ele e a sua esposa, Drª. Alison Cronin, colocaram em funcionamento o centro de salvamento de símios Monkey World, reconhecido internacionalmente, o qual trabalha com governos de vários países do mundo para terminar com o contrabando ilegal de macacos para fora da África e da Ásia.

Ao longo dos passados vinte anos, Cronin consagrou-se como um perito internacional no resgate e reabilitação de primatas abusados, e no cumprimento de tratados internacionais virados para a protecção dos primatas do comércio ilegal e da experimentação.

O Dr. Cronin começou o Monkey World em 1987, o qual ele e Alison construíram a partir de um pequeno refúgio até se tornar num parque de vida selvagem de 65 acres, que é o lar de mais de 160 primatas de 16 diferentes espécies, todos eles resgatados, sendo um dos mais populares destinos familiares da Inglaterra.

Em 2006 foi agraciado com o título honorário de "Membro do Império Britânico" pela Rainha Isabel II por "serviços para o bem-estar animal". O Animal Planet documentou as frequentes missões de salvamento e investigações secretas de Cronin através da Europa e Ásia durante os últimos 10 anos na série "Monkey Business" planeando colocar no ar novos programas nos E.U.A. durante o Outono de 2007.

Jim Cronin faleceu aos 55 anos no "Cabrini Medical Center", em Manhattan com a sua esposa e companheira de missão, Alison Cronin, a seu lado. Faleceu depois de uma breve batalha contra o cancro de fígado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]