Saltar para o conteúdo

João Duarte Silveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Duarte Silveira
Nascimento 17 de julho de 1865
Silva Jardim, Rio de Janeiro, Brasil
Morte 26 de maio de 1948 (82 anos)
Petrópolis, Rio de Janeiro
Nacionalidade Brasil Brasileira
Principais interesses política, literatura,artes, história

João Duarte Silveira (Capivary, atualmente Silva Jardim, 17 de julho de 1865Petrópolis, 26 de maio de 1948) foi um militar brasileiro, coronel da Guarda Nacional. Ocupou vários cargos públicos na cidade de Petrópolis. Destacou-se pelo seu acentuado interesse pela preservação da história e do patrimônio histórico petropolitano.

Nascido da família Duarte Silveira de Capivary[1] (atualmente município de Silva Jardim - Estado do Rio de Janeiro), João Duarte Silveira foi filho de Joaquim Saturnino Duarte Silveira e de Carlota Duarte Silveira, e neto de Saturnino Duarte Silveira. Casou-se com D.Leopoldina Lemos de Vasconcelos,[2] e deste casamento teve quatro fílhos, Verlande, Radetski, Samideano e Tarquínio.

Homem público, Coronel da Guarda Nacional, Duarte Silveira ocupou diversos cargos na cidade de Petrópolis, em finais do século XIX e início do século XX. Foi também tabelião,[3] historiador e leiloeiro.

Tendo adotado afetivamente a cidade imperial, Duarte Silveira passou a escrever sobre sua gente e seus costumes, bem como sobre a história local. Dentre suas obras destacam-se "Revivendo o passado" e "Os primeiros foreiros de Petrópolis".[4]

Culturalmente, Duarte Silveira não se restringia a escrever. Ao longo de sua vida, foi adquirindo e colecionando um valioso acervo de documentos, fotografias, gravuras, e quadros, que mais tarde foram doados ao Museu Imperial de Petrópolis, formando-se a importante Coleção Duarte da Silveira,[5] cujo acesso é livre para consultas e estudos.

Em 1938, Duarte Silveira foi um dos signatários do documento que criou o importante Instituto Histórico de Petrópolis.[6]

Em homenagem póstuma a ele, foram batizados com seu sobrenome um bairro na cidade de Petrópolis, uma rua, e também uma escola.

Referências

  1. Petrópolis do embrião ao aborto, vol.I, autor Francisco de Vasconcelos, 1981
  2. Who's who
  3. Revista do IHP, Editada pelo Dpto. de Imprensa Nacional, 1988
  4. Publicações
  5. Coleção Duarte Silveira
  6. Instituto Histórico de Petrópolis

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.