João Nogueira de Freitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

João Nogueira de Freitas (Angra do Heroísmo, Açores, 5 de dezembro de 1866Mercês, Lisboa, 21 de fevereiro de 1904)[1] foi um agrónomo português, tio de Fernando Pessoa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Joaquim José de Sousa Freitas e de Júlia Augusta Nogueira, irmã de Luís António Nogueira, terminou o curso de agronomia em 1889, exercendo a sua profissão na cidade de Beja, em Angra do Heroísmo e também em Lisboa. Foi agente consular de França, da Companhia Insulana de Navegação e da companhia de seguros Fidelidade.

Casou, a 26 de setembro de 1888[2], na Basílica dos Mártires, em Lisboa, com a sua prima-direita Ana Luísa Pinheiro Nogueira (Angra do Heroísmo, Açores, 19 de março de 1860Camões, Lisboa, 25 de março de 1940), tia de Fernando Pessoa, conhecida como Tia Anica, com quem teve dois filhos:

João Nogueira de Freitas faleceu em Lisboa, na rua da Procissão, número 139, freguesia das Mercês, aos 37 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério dos Prazeres.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Memória da Visita Régia à Ilha Terceira, escrito por Alfredo Luís Campos. Imprensa Municipal, Angra do Heroísmo, 1903.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.