Joachim Mörlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ioachimus Mörlinus
(1514-1571)
Joachim Mörlin
Theologus Germanicus
Nascimento 6 de abril de 1514
Wittenberg, Alemanha
Morte 23 de maio de 1571
Königsberg, Alemanha
Nacionalidade Alemanha
Cidadania Alemanha
Alma mater Universidade de Wittenberg
Ocupação Teólogo e reformador alemão e figura relevante nas controvérsias que se seguiram à morte de Lutero
Religião luteranismo

Joachim Mörlin (Wittenberg, 6 de abril de 1514Königsberg, 23 de maio de 1571) foi um teólogo, reformador alemão e figura relevante nas controvérsias que se seguiram à morte de Lutero.

Mörlin estudou na Universidade de Wittenberg de 1532 a 1536, onde teve como professores Martinho Lutero, Filipe Melanchthon, Justus Jonas, o Velho e Caspar Cruciger, o Velho. Depois de uma breve permanência em Coburgo, retornou para Wittenberg e em 1539 tornou-se capelão de Lutero, declinando de um convite para suceder Johannes Poliander (1487-1541)[1] em Königsberg. Aluno sincero de Lutero, Mörlin foi mais influenciado pela dogmática de Melanchthon, embora fosse desprovido de simpatia pelos esforços de Filipe no processo de união com os católicos reformados.

Em 22 de setembro de 1540 deixou Wittenberg para se tornar superintendente em Arnstadt, onde em março de 1543 foi deposto, devido à sua rígida disciplina e oposição à união dos grupos conflitantes, embora mostrasse grande atividade, seriedade moral e coragem. Porém, nem o apelo de sua congregação nem a simpatia de Lutero conseguiram superar a hostilidade do Conde de Schwartzburg(1499-1552)[2], e em 10 de maio de 1544, Mörlin se tornou superintendente em Göttingen. Continuou firme na insistência sobre a pureza da vida e da doutrina, tendo aí escrito seu "Enchiridion catecheticum". Deu aulas de retórica na Escola Latina bem como falava de Erasmo e do Loci Theologi[3] de Melanchthon.

As atividades de Mörlin chegaram ao fim devido a seu descomprometimento com a união defendida pela "Ínterim de Augusburgo"[4] realizada em 17 de janeiro de 1550, não obstante os protestos de ambos os conselhos e da congregação do Duque Erich (1528-1584)[5], foi ele afastado do ofício. Daí, Mörlin foi para Erfurt, viajou para Arnstadt e finalmente chegou em Schleusingen, onde ele viveu e pregou no castelo do conde de Henneberg. Todavia, nem mesmo aí conseguiu viver com tranquilidade, e em 25 de agostode 1550 deixou Schleusingen, chegando em Königsberg no dia 13 de setembro de 1550. Como a Prússia não pertencia constitucionalmente ao império, ele não pode ser molestado, e em 27 de setembro desse ano foi nomeado pastor e inspetor da Catedral de Königsberg.

Em 1567 tornou-se Bispo de Samland, na Prússia Oriental.

Obras[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.