Johann Heinrich von Thünen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Johann Heinrich von Thünen
Untersuchungen uber den Einfluss, den die Getrieidepreise, der Reichthum des Zodens und die Abgaben auf den Ackerbau ausuben, 1842

Johann Heinrich von Thünen (Canarienhausen, hoje Wangerland, Baixa Saxônia, 24 de junho de 1783 - Tellow, Mecklemburgo, 22 de setembro de 1850), foi um economista alemão, muito conhecido pela sua teoria da localização ou de ubicação, sobre a geografia rural-urbana.

Sua obra principal é Der Isolierte Staat in Beziehung auf Landwirtschaft und Nationalökonomie, publicada em 1826 e conhecida como A Teoria do "Estado Isolado". "Von Thünen se preocupou com o que determinava o preço e como se dispunha, no espaço, a produção agrícola. A teoria tinha como pressupostos: uniformidade das condições naturais, uma única cidade (mercado), mesma tecnologia e utilização de recursos (mesmos custos de produção), um só tipo de transporte e concorrência perfeita. Von Thünen concluiu que a renda econômica depende da distância do mercado, ou seja, as terras mais próximas do centro consumidor tem maior renda em relação àquela mais distante. A renda de localização, portanto, tem uma relação inversa com a distância.

Para ele, como os custos de transporte aumentavam com a distância, o afastamento do mercado determinava a seleção de culturas. Concluiu que os produtos se distribuíam, de maneira regular, em torno do mercado – forma conhecida como Anéis de von Thünen. Nesse contexto, os produtos perecíveis ou difíceis de serem transportados se localizavam próximos ao centro consumidor. Nos demais anéis, estariam o cultivo da madeira, importante como fonte de energia e calor, seguidas pelas culturas de cereais e a pecuária. Nas áreas mais distantes não teriam muitas culturas, pois, os custos de transporte seriam maiores. A abordagem de von Thünen inspirou vários teóricos do planejamento urbano. Os custos unitários de transporte e o preço do solo urbano são, até hoje, funções decrescentes da distância ao centro."[1]

Segundo Von Thünen, em um espaço fisicamente uniforme, a renda agrária é definida a partir de uma equação de primeiro grau do tipo:

R = -t.d+(p-a)

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

  • Schumpeter, Joseph A. (1954): Historia del Análisis Económico: 524-529. Barcelona: Editorial Ariel, segunda edição, 1982.

Fontes[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Johann Heinrich von Thünen