Jordy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde abril de 2017). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jordy
Informação geral
Nome completo Jordy Claude Daniel Lemoine
Nascimento 14 de janeiro de 1988 (29 anos)
Local de nascimento Saint-Germain-en-Laye
 França
Origem Saint-Germain-en-Laye, Yvelines
País  França
Gênero(s) Pop, Dance
Ocupação(ões) Cantor
Período em atividade 19921996
2006–presente
Gravadora(s) Columbia
Afiliação(ões) Jordy & the Dixies

Jordy Claude Daniel Lemoine (Saint-Germain-en-Laye, 14 de janeiro de 1988) é um cantor francês. Jordy é listado no Livro Guinness dos Recordes como o cantor mais jovem a ter um single em primeiro lugar de vendas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Jordy foi o cantor mais jovem a ter um single em primeiro lugar de vendas e alcançou esse feito aos quatro anos e meio, em 1992, com a música Dur dur d'être bébé!, que vendeu dois milhões de cópias na França e foi sucesso também na Europa, Brasil (no ano de 1993), porém a música debutou na posição 82 das 100 músicas mais tocadas no país no ano de 1992, e Japão. Nos EUA alcançou o 58° lugar. Em 1994, no entanto, o governo francês baniu o artista, então com seis anos, da televisão e do rádio, sob a alegação de que estaria sendo explorado pelos pais. Rumores de exploração pioraram quando a família Lemoine abriu La Ferme de Jordy ("A Fazenda de Jordy"), uma atração turística para crianças que se tornou um fracasso comercial. Em 1996 seus pais se divorciaram, Jordy voltou à escola e foi emancipado.[1]

Retorno à música[editar | editar código-fonte]

Já na adolescência, Jordy pareceu se interessar em voltar ao estrelato. Apareceu no programa do GUGU e na segunda temporada do programa de televisão francês La Ferme Célébrités 2 em 30 de abril de 2005, sua primeira aparição pública em quase dez anos. Foi o vencedor do show em 28 de junho de 2005. Em 18 de fevereiro de 2006 lançou seu primeiro single em 12 anos, "Je t'apprendrai", que quer dizer "Vou te ensinar". No lançamento do álbum "Vingt'Age" (uma brincadeira com Vintage - denominação para uma moda retrógrada - e Vingt - vinte -, a idade de Jordy em 2008) houve até um programa de televisão na cadeia regional 5050tv. Em 23 de março desse ano lançou a sua autobiografia, Je ne suis plus un bébé ("Não sou mais um bebê"). Em abril de 2009, a justiça francesa determinou que a gravadora da infância de Jordy, a Columbia, pagasse ao artista 820 mil euros pelos direitos de suas músicas da época de petiz. O que Jordy diz em sua autobiografia é que ele não recebeu quase nada do dinheiro que ele teria rendido à Sony. Jordy é agora vocalista de uma banda chamada Jordy & the Dixies.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Jordy, o dono do hit "Dur dur d'être bébé"». EGO. 12 de outubro de 2008. Consultado em 20 de abril de 2017