Jorge de Hohenberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pretendente
Jorge de Hohenberg
Reivindicação
Título Duque de Hohenberg
Período 16 de agosto de 1977 - presente
Predecessor Francisco Ferdinando
Último monarca Sofia
Ligação com o último monarca neto
Vida
Cônjuge Leonor de Auersperg-Breunner
Descendência Nicolau
Henriquera
Maximiliano
Casa Hohenberg
Pai Maximiliano Carlos Francisco
Mãe Isabel de Waldburg
Nascimento 29 de abril de 1929 (90 anos)
Castelo Artstetten
Morte

Jorge de Hohenberg (nascido em 25 de abril de 1929), é neto do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria e de sua  esposa Sofia, duquesa de Hohenberg.[1] Ele é pretendente ao extinto ducado de Hohenberg e líder do principal ramo agnático da casa de Habsburgo-Lorena

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu no Castelo Artstetten, na comunidade de Artstetten-Pöbring, na Baixa Áustria, em 25 de abril de 1929. Ele é o segundo filho de Maximiliano, duque de Hohenberg e da condessa Isabel de Waldburg.

Após o colapso da monarquia na Áustria, todos os títulos nobiliárquicos foram suprimidos por lei, em 1919. A partir de então, os nomes consistiam apenas de nome e sobrenome, sem a preposição von ou títulos, ou seja, Georg Hohenberg (no original).

Em 16 de agosto de 1977, após a morte de seu irmão mais velho, Francisco de Hohenberg, Jorge tornou-se o terceiro duque de Hohenberg e chefe da casa homônima. Jorge foi um diplomata e foi nomeado embaixador da República da Áustria em vários países, com o seu último compromisso a ser com a Santa Sé durante o pontificado do Papa João Paulo II.

Jorge é um cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro, um Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem de Pio IX, e um oficial de justiça Grão-Cruz de Justiça da Sagrada Ordem Militar de São Jorge.

Família[editar | editar código-fonte]

Em 4 de julho de 1960, Jorge casou-se no civil com a princesa Leonor de Auersperg-Breunner em Viena, e em 8 de setembro de 1960 realizou a cerimônia religiosa no Castelo de Wald. O casal tem três filhos e sete netos.

Nome Nascimento Casamento Descendência
Nicolau 3 de julho de 1961 Maria Isabel de Westphalen-Furstenberg Carlos, Joana, Teresa, Sofia
Maximiliano 25 de janeiro de 1970 Emília Oliva Nicolau, Luísa, Leopoldo
Henriqueta 9 de novembro de 1962

Referências