Saltar para o conteúdo

José de Sousa Carrusca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José de Sousa Carrusca (1889-1973) foi um jurista, militar e deputado português nascido em São Brás de Alportel, distrito de Faro. Provindo duma família humilde, ingressou no curso de Letras na Faculdade de Letras de Lisboa[1], onde foi aluno de Teófilo Braga.

José de Sousa Carrusca enquanto deputado na Assembleia Nacional

Chamado a fazer parte do Corpo Expedicionário Português (CEP) em 1918, onde foi alferes[2], foi capturado na sequência da Batalha de La Lys, tendo circulado como prisioneiro entre os campos de Karlsruhe e Luchtemberg. Libertado após o armistício que pôs fim à Primeira Guerra, deixou a vida militar para exercer advocacia, mantendo no entanto o contacto com a recém-criada Liga dos Combatentes da Grande Guerra, vindo a dirigir o orgão de comunicação social da organização, a revista "A Guerra"[3] a qual se iniciou em 1926, do qual foi o primeiro director, primando pela defesa dos interesse dos veteranos e politraumatizados da Grande Guerra, que buscavam o justo reconhecimento do seu serviço. Com o golpe do 28 de Maio de 1926 e a declaração de fidelidade ao líder revoltoso Gomes da Costa, que havia sido comandante do CEP na Grande Guerra, é afastado da direcção da revista após o afastamento de Gomes da Costa dos cargos de topo do estado. Vai-se então dedicar à advocacia e ao ensino, sendo professor no Liceu Camões, com várias obras registadas. Vai regressar à vida política em 1957[4] como deputado nas VII e VIII legislaturas da então Assembleia Nacional, sendo eleito para a Câmara Corporativa para procurador do Grémio de Produtos de Cortiça da Região Centro na Câmara Corporativa do parlamento.
Faleceu em Lisboa em 1973, sendo homenageado com a atribuição do seu nome a uma rua em Faro.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Ficha de aluno na Universidade de Lisboa» 
  2. Ficha de arquivo no Arquivo Histórico Militar da caderneta do CEP José de Sousa Carrusca
  3. «A Guerra: revista mensal, orgão da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, Lisboa, 1926-1931 - Biblioteca Nacional Digital». purl.pt. Consultado em 21 de abril de 2024 
  4. «Ficha de deputado» (PDF)