Joseph Nicolosi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gnome globe current event.svg
Este artigo é sobre uma pessoa que morreu recentemente.
Algumas informações relativas às circunstâncias da morte podem mudar a qualquer instante.

Editado pela última vez em 14 de março de 2017.

NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Joseph Nicolosi (21 de janeiro de 19478 de março de 2017 [1]) foi um psicólogo clínico americano, fundador e diretor da Clínica Psicológica Thomas Aquinas, em Encino, Califórnia, e ex-presidente da National Association for Research and Therapy of Homosexuality (NARTH) (pt.: Organização Nacional de Pesquisa e Terapia da Homossexualidade). Nicolosi apoia e pratica a terapia de reorientação sexual (ou terapia reparativa, ou ainda terapia de conversão), a qual busca ajudar as pessoas a vencerem ou reduzirem sentimentos homossexuais indesejados. Nicolosi descreve sua teoria em Reparative Therapy of Male Homosexuality: A New Clinical Approach (em pt.: Terapia Reparativa da Homossexualidade Masculina: Uma Abordagem Clínica) e três outros livros. Na base do seu estudo e carreira profissional, Nicolosi propõe que a homossexualidade é, em muitos casos, o produto de uma condição que ele descreve como déficit de identidade sexual causada por alienação ou rejeição por indivíduos do mesmo sexo. Ele é Ph.D. pela ''California School of Professional Psychology'' (em pt.: Escola da Califórnia de Psicologia Profissional). A Associação Americana de Psiquiatria não reconhece o trabalho proposto por Nicolosi como terapêutico e condena a prática de reorientação sexual.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Nicolosi é o autor de numerosos livros e artigos promovendo suas teorias sobre a homossexualidade e como tratá-la.

NARTH[editar | editar código-fonte]

Nicolosi é um membro fundador da National Association for Research & Therapy of Homosexuality (NARTH) (pt.: Organização Nacional de Pesquisa e Teraparia da Homossexualidade), e foi por algum tempo presidente da mesma. NARTH é uma associação profissional que promove a aceitação da terapia de reorientação sexual, a qual tem a intenção de tornar pessoas com atracção pelo mesmo sexo indesejada em pessoas sem essa tendência, trabalhando traumas de infância que conduziram a este desvio da identidade sexual.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Publicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «'Ex-Gay Therapy' Leader Dead at 70» (em inglês). The Daily Beast. 9 de março de 2017. Consultado em 10 de março de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]