Karl von Grolman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karl von Grolman
Karl von Grolman
Nascimento 30 de julho de 1777
Berlim
Morte 15 de setembro de 1843
Posnânia
Cidadania Reino da Prússia
Progenitores
  • Heinrich Dietrich von Grolman
  • Susanne Marie Maerker
Filho(a)(s) Sophie von Grolman
Irmão(ã)(s) Wilhelm Heinrich von Grolman
Ocupação militar
Prêmios
  • Pour le Mérite
  • Cavaleiro da Ordem de Santo Alexandre Nevsky
  • Ordem da Águia Branca
  • Ordem de São Jorge, 4.ª classe
  • Ordem da Águia Vermelha, 1.ª classe

Karl Wilhelm Georg von Grolman (Berlim, 30 de julho de 1777Poznań, 15 de setembro de 1843) foi um general prussiano que lutou nas Guerras Napoleônicas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Grolman nasceu em Berlim. Ele entrou para um regimento de infantaria com a idade de treze anos, foi comissionado como alferes em 1795, segundo tenente em 1797, primeiro tenente em 1804 e capitão do estado-maior em 1805. Enquanto ainda era um subalterno, ele se tornou um dos amigos íntimos de Scharnhorst, e ele se distinguiu por seu caráter enérgico e destemido antes da Guerra de 1806. Ele serviu como oficial de estado-maior de Jena à Paz de Tilsit e ganhou o posto de major para um serviço diferenciado em ação. Após a queda da Prússia e a paz subsequente, Grolman foi um dos mais ativos como assistentes de Scharnhorst no trabalho de reorganização durante 1809. Ele se juntou ao Tugendbund e se esforçou para participar da expedição abortiva de Schill, após a qual ele entrou no austríaco serviço como major no estado-maior geral.

Posteriormente, ele viajou para Cádiz para ajudar os espanhóis contra Napoleão e liderou um corpo de voluntários na defesa daquele porto contra o Marechal Victor em 1810. Ele esteve presente na Batalha de Albuera, em Saguntum e em Valência, e tornou-se prisioneiro de guerra em Valência. Logo, porém, ele fugiu para a Suíça e, em 1813, voltou para a Prússia como major do estado-maior geral. Ele serviu sucessivamente sob o comando do coronel von Dolffs e do general von Kleist como comissário no quartel-general do general russo Barclay de Tolly.

Grolman participou com Kleist na vitória de Kulm e se recuperou de um grave ferimento recebido naquela ação a tempo de estar presente na Batalha de Leipzig. Ele desempenhou um papel notável na campanha de 1814 na França, após a qual foi nomeado major-general. Nessa categoria, foi nomeado intendente-geral ao marechal de campo Príncipe Blücher e depois de seu chefe e Gneisenau, Grolman teve a maior participação na direção das operações prussianas de 1815.

Na decisão, em 18 de junho de 1815, de pressionar para a ajuda de Wellington, Grolman concordou ativamente, e conforme as tropas se aproximavam do campo de batalha, ele teria superado a hesitação momentânea do comandante-em-chefe e do chefe da pessoal; ele mesmo dando a ordem de avançar.

Após a Paz de 1815, Grolman ocupou cargos importantes no Ministério da Guerra e no Estado-Maior do novo Exército Prussiano, dedicando-se à reforma deste. Seus últimos serviços públicos foram prestados na Polônia como comandante-em-chefe e praticamente como administrador civil do Grão-Ducado de Posen, onde muito fez para promover a extensão da influência alemã. Ele foi promovido a general de infantaria em 1837 e morreu em 1 de junho de 1843 em Posen. Seus dois filhos se tornaram generais do exército prussiano e o 18º Regimento de Infantaria prussiano levou seu nome.[1][2][3][4][5]

Obras[editar | editar código-fonte]

Grolman contribuiu significativamente para dois trabalhos publicados por Carl von Damitz:

  • Geschichte des Feldzuges von 1815 in den Niederlanden und Frankreich. (2 Volumes, Berlim 1837–38). Vol 1, Vol 2
  • Geschichte des Feldzuges von 1814 in dem östlichen und nördlichen Frankreich bis zur Einnahme von Paris. (4 Volumes, Berlim 1842–43) Vol 1, Vol 2, Vol 3a Vol 3b

Referências

  1.  «Grolman, Karl Wilhelm Georg von». Nova Enciclopédia Internacional (em inglês). 1905 
  2. Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público. This work in turn cites: E. von Conrady, Leben und Wirken des Generals Karl von Grolman (Berlin, 1894–1896)
  3. Gothaische Adelige Taschenbücher, Teil B 1907, Seite 229, Justus Perthes Verlag, Gotha 1907
  4. Wolfgang Paul: Die Grolmans. Eine preußische Adelsfamilie 1777–1856. Bechtle, München 1989, ISBN 3762804885
  5. Bernhard von Poten (Hrsg.): Handwörterbuch der gesamten Militärwissenschaften (9 Bde.). Velhagen und Klasing, Leipzig 1877–1880

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.