Kavaratti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Índia Kavaratti  
—  cidade  —
Vista de Kavaratti
Vista de Kavaratti
Território Laquedivas
Área
 - Total 4,22 km²
População (2001)
 - Total 11 322
    • Densidade 2 682,9 hab./km²
Sítio lakshadweep.nic.in/...

Kavaratti (malaiala: കവരത്തി) é uma ilha e cidade localizada no arquipélago das Laquedivas, território localizado na costa oeste da Índia, no Oceano Índico.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Kavaratti é a capital e cidade mais populosa do arquipélago, com população estimada acima de 11 322 habitantes (censo de 2001). Situada ao nível do mar, possui uma área de 4,22 km². A ilha mais próxima é Pitti, localizada 24 quilômetros ao norte. Outros territórios localizados próximos são as ilhas de Agatti (54 quilômetros a noroeste) e Suheli Par (53 quilômetros a sudoeste).

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima de Kavaratti é tropical monçônico, sendo que os meses de março e maio são os mais quentes, com temperatura variando entre 25 e 35 graus. A umidade relativa do ar varia entre 70 e 76%.

A estação chuvosa começa no final de maio, durando até setembro. Kavaratti recebe anualmente 1 600 milímetros de chuva durante o ano.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Vivem em Kavaratti 11 322 habitantes, segundo o censo de 2001. Destes, 55% são do sexo masculino e 45% do sexo feminino, e 3% estão abaixo da linha de pobreza.

O censo descobriu ainda que 88,6% são alfabetizados - os homens possuem índice de alfabetização de 94,1%, enquanto as mulheres possuem 81,66%. Em Kavaratti, 6% da população tem menos de seis anos de idade.

As línguas oficiais faladas no território são o malaiala e o inglês, e ainda é falado o dialeto Mahl, uma variante da língua divehi.

Economia[editar | editar código-fonte]

Praia em Kavaratti.

Kavaratti possui como base de sua economia o turismo, possuindo praias de areia branca e lagoas ideais para a prática de esportes aquáticos e natação. Um número considerável de hotéis e resorts aumentou nos últimos anos na ilha-cidade, cujas águas rodeadas por recifes de coral são ricas em vida marinha. O aquário municipal possui uma vasta coleção de corais e de peixes tropicais.

Outros setores destacados na economia de Karavatti são a pesca e a agricultura, onde o coco é o principal produto cultivado. Com o crescimento das atividades turísticas na ilha-cidade, a indústria pesqueira registra um acentuado declínio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.