Koellensteinia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaKoellensteinia
Koellensteinia carraoensis
Koellensteinia carraoensis
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Koellensteinia
Espécies
ver texto

Koellensteinia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Reichenbach f., em Bonplandia 2: 17, em 1854. A espécie tipo é a Koellensteinia kellneriana Rchb.f. O nome do gênero é uma homenagem ao Capitão Kellner von Koellenstein, orquidófilo austríaco.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Este gênero abriga cerca de vinte espécies terrestres, raro epífitas ou rupícolas, de crescimento cespitoso, que habitam as florestas úmidas da Amazônia, e da maioria do território Brasileiro, ocasionalmente também nas capoiras e barrancos úmidos e pedregosos em meio aos arbustos, samambaias e capins. Cerca de metade das espécies estão registradas o Brasil.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Seu rizoma é curto e os pseudobulbos apresentam-se pequenos ou quase nulos, agregados, ovóides ou alongados, permanecendo escondidos pelas Baínhas foliares basais, no ápice com uma a três folhas, em regra lanceoladas, com muitas nervuras evidentes. Alta inflorescência racemosa, ereta, basal, que brota das axilas das Baínhas externas dos pseudobulbos, ostentando na sua metade apical até quatro dezenas de flores simultâneas, próximas ou um tanto quanto espaçadas entre si.

As flores geralmente são alvacentas ou maculadas de vermelho ou roxo. sépalas e pétalas parecidas entre sí, mais ou menos planas. A labelo é unguiculado, trilobado, de lobo central mais ou menos triangular e laterais oblongos, erguidos de forma paralela à coluna, e apresentando próximo à base uma calosidade proeminente, denteada, carnosa bilobada, voltada para trás. A coluna tem pé, é curta e carnosa, alargada na extremidade, com dois pares de polínias cerosas.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Koellensteinia
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Koellensteinia

.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.