Língua jatapu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jatapu
Falado em: Índia  Índia
Região: Orissa, Andhra Pradesh
Total de falantes: 18,5 mil (2001)
Família: Dravídica
 Jatapu
Escrita: escrita telugu e escrita própria
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

Os falantes de ‘’’Jatapu’’’ ou ‘’’Kuvi’’’, uma das Línguas dravidianas, formam umas das maiores tribos registradas no estado indiano de Orissa principalmente nos Distritos de Srikalulam e Vizianagaram e ainda em Koraput e Ganjam. Fala-se a língua também em Andhra Pradesh.

Falantes[editar | editar código-fonte]

Os “Jatapu’’ são parte do grupo Khonda, que fala a língua Khonda nas colinas e Telugu nas planícies. Falavam um dialeto de nome 'Kuvi' conforme o Censo de 1911 de Madras. Khonda é um sinônimo Jatapu.

Para os que falam Kuvi ou Jatapu são usadas diversas denominações como Jatapu, Jatapu Dora, Khonda, Samanthulu, Korings, Kodulu. Os Jatapu são a 6ª maior de Andhra Pradesh com população de 18.613 (Censo 2001). Eram originalmente parte do antigo reino de Jeypur, que, por evidências históricas, estava sob o domínio do Nawab de Bedar no século XIII.

Escrita[editar | editar código-fonte]

O índice de alfabetização entre os Jatapu é baixíssimo,pois eles consideram que as crianças devem desde cedo realizar atividades rentáveis em lugar de ir a escola. Uma escrita própria para a língua foi desenvolvida pela Professora S. Prasanna Sree[1] da Andhra University, Visakhapatnam, Andhra Pradesh, India. Prasanna Sree desenvolveu escritas com base em escritas indus já existentes para certos sons comuns a outras línguas locais, porém com diferentes conjuntos de caracteres para cada uma das línguas relacionadas, tais como Bagatha, Gadaba, Kolam, Konda-dora, Porja,Koya, Kupia.

  • São 13 sons vogais com símbolos para vogais que, conforme a simbologia, podem ser isoladas (no início da sílaba) ou conjuntas: a aa e ee u uu ae aaae i o oo ou aum auh
  • e 21 sons consoantes que podem ser curtos ou longos (símbolos diferenciados): ka gha gna cha já ta da tha dha na pa bha ma ya ra la va as ha

Nota[editar | editar código-fonte]

  1. [1] Dr Prasanna Sree

Ligações externas[editar | editar código-fonte]