Língua norfuk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O norfuk (cada vez mais grafado como norfolk) é o idioma falado na Ilha Norfolk pelos habitantes locais. É uma mistura de inglês do século XVIII com o taitiano, introduzido originalmente por colonos das Ilhas Pitcairn que falavam o pitkern. É o idioma co-oficial do território.[1][2]

À medida que o contato dos habitantes da Ilha Norfolk com o exterior torna-se mais frequente, o norfuk passou a cair em desuso.[3] Esforços têm sido feitos, no entanto, para restaurar o uso comum do idioma - como a educação de crianças no idioma, a publicação de dicionários inglês-norfuk, o uso do idioma em placas e cartazes, e a mudança do nome de algumas atrações turísticas do inglês para norfuk (especialmente o passeio pela floresta tropical, conhecido como A Trip Ina Stik). Em 2007 as Nações Unidas acrescentaram o norfuk à sua lista de idiomas em perigo de extinção.[4]

Relação com o pitkern[editar | editar código-fonte]

Como mencionado anteriormente, o norfuk vem principalmente do pitkern (também pitcairnês ou pi'kern), idioma falado pelos colonos que vieram das ilhas Pitcairn. A relativa facilidade com que se viajava de países anglófonos como a Austrália e a Nova Zelândia até o território da Ilha Norfolk, especialmente quando comparado às condições de viagem desde as Pitcairn, significa que o norfuk foi exposto a um contato muito maior com o inglês do que o pitkern. As dificuldades para se acessar a população pitcairn também significam que uma comparação séria dos dois idiomas para constatar a existência ou não de inteligibilidade mútua vem sendo impossível.

Referências

  1. The Dominion Post, 21 de abril de 2005 (pág. B3)
  2. Save our dialect, say Bounty islanders, The Daily Telegraph, 19 de abril de 2005 (página da notícia visitada em 6-4-2007).
  3. Feizkhah, Elizabeth, Keeping Norfolk Alive, TIME Pacific, 6 de agosto de 2001
  4. «UN adds Norfolk language to endangered list» ABC News [S.l.] Consultado em 16 de fevereiro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.