Língua norfuk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Norfuk (Norfuk, Norf'k (nɔːfuk)
Falado em: Austrália
Região: Ilha Norfolk
Total de falantes: 400 (2008)
Família: Crioulo
 Pacífico
  Pitcairnesa
   Norfuk
Estatuto oficial
Língua oficial de: em Norfolk)
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

O norfuk (cada vez mais grafado como norfolk) é o idioma falado na Ilha Norfolk pelos habitantes locais. É uma mistura de inglês do século XVIII com o taitiano, introduzido originalmente por colonos das Ilhas Pitcairn que falavam o pitkern. É o idioma co-oficial do território.[1][2]

À medida que o contato dos habitantes da Ilha Norfolk com o exterior torna-se mais frequente, o norfuk passou a cair em desuso.[3] Esforços têm sido feitos, no entanto, para restaurar o uso comum do idioma - como a educação de crianças no idioma, a publicação de dicionários inglês-norfuk, o uso do idioma em placas e cartazes, e a mudança do nome de algumas atrações turísticas do inglês para norfuk (especialmente o passeio pela floresta tropical, conhecido como A Trip Ina Stik). Em 2007 as Nações Unidas acrescentaram o norfuk à sua lista de idiomas em perigo de extinção.[4]

Relação com o pitkern[editar | editar código-fonte]

Como mencionado anteriormente, o norfuk vem principalmente do pitkern (também pitcairnês ou pi'kern), idioma falado pelos colonos que vieram das ilhas Pitcairn. A relativa facilidade com que se viajava de países anglófonos como a Austrália e a Nova Zelândia até o território da Ilha Norfolk, especialmente quando comparado às condições de viagem desde as Pitcairn, significa que o norfuk foi exposto a um contato muito maior com o inglês do que o pitkern. As dificuldades para se acessar a população pitcairn também significam que uma comparação séria dos dois idiomas para constatar a existência ou não de inteligibilidade mútua vem sendo impossível.

Ortografia[editar | editar código-fonte]

O idioma é em grande parte um idioma falado, mas não escrito, [5] e há uma falta de padronização.[6] No entanto, várias tentativas foram feitas no desenvolvimento de uma ortografia para o idioma. As primeiras tentativas tentaram impor a ortografia inglesa nas palavras de Norfuk,[7] ou usou diacríticos para representar sons distintos ao idioma.

Alice Buffett membro do Parlamento de Norfolk e linguista treinada em línguas australianas, desenvolveu uma gramática codificada uma ortografia para a língua na década de 1980, assistida pelo Dr. Donald Laycock], um acadêmico da Universidade Nacional Australiana. Seu livro, Speak Norfuk Today , foi publicado em 1988. Esta ortografia ganhou o aval do governo da Ilha Norfolk e seu uso está se tornando predominante.[8]

O alfabeto latino usasdo pelo Norfuk é completo, porém as letras C, Q, V, X, Z somente são usadas em palavras estrangeiras (por vezes substituídas) por Ks, K, W, S, S respectivamente. Usam-se formas como aa, ai, au, ch, ee/ei,ey, ii, ng, oo/ou/ow, sh, th, uu, zh.

Vocabulário[editar | editar código-fonte]

Profundidade[editar | editar código-fonte]

A própria língua não tem palavras para expressar alguns conceitos, particularmente aqueles que têm que ver com ciência e tecnologia. Alguns insulares acreditam que a única solução é criar um comitê encarregado de criar neologismos Norfuk em vez de simplesmente adotar palavras em inglês para novos avanços tecnológicos. Por exemplo, Norfuk adotou recentemente a palavra kompyuuta , uma versão de computador. Processos semelhantes a este existem em relação a outras línguas ao redor do mundo, como a linguagem língua maori na [[Nova Zelândia}} e as línguas Faroês e islandês. Algumas línguas já possuem órgãos oficiais para isso, como a Māori Language Commission da Nova Zelândia ou a Académie française da França, para criar novas palavras .[9]

Pronomes pessoais[editar | editar código-fonte]

English Norfuk
Eu ai
Tu, você yu
Ele hi
Ela shi
Nós wi
Vocês (plural) yorlye
Eles(as) dem

Miscelânea[editar | editar código-fonte]

Observe-se a semelhança com a língua inglesa

Português Norfuk
Diferente defrent
Árvore trii
(o) Outro taeda
Principal mien
Página paij
Doação doenaiishun
Europa Urup
Cidade citii
Ilha ailen
Olá wataweih[10]

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

Norfuk esa creole laenghwij spoken i' Norfuk Ailen, an es disended from t' Pitkern laenghwij a' t' setlars from Pitkern Ailen. Es a' miks a' oel Inglish en Tahityan laenghwij, wi' Inglish maeken mor enfluens.

Português

Norfuk é uma língua crioula falada na Ilha Norfolk, sendo descendente da língua dos colonos da Ilha Pitcairn. É uma mistura de línguas inglesas e tahitianas, com o inglês fazendo mais influência.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. The Dominion Post, 21 de abril de 2005 (pág. B3)
  2. Save our dialect, say Bounty islanders, The Daily Telegraph, 19 de abril de 2005 (página da notícia visitada em 6-4-2007).
  3. Feizkhah, Elizabeth, Keeping Norfolk Alive, TIME Pacific, 6 de agosto de 2001
  4. «UN adds Norfolk language to endangered list». ABC News. Consultado em 16 de fevereiro de 2008 
  5. Buffett, Alice, An Encyclopædia of the Norfolk Island Language, 1999
  6. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome emsah.uq.edu.au
  7. Buffett, Alice, An Encyclopædia of the Norfolk Island Language, 1999, p. xvi
  8. Buffett, David E., An Encyclopædia of the Norfolk Island Language, 1999, p. xii
  9. http://www.norfolkonlinenews.com/NON-local-stories.html
  10. «Home». www.norfolkisland.com.au (em inglês). Consultado em 8 de abril de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]