Língua yukpa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yukpa
Falado em: Venezuela, Colômbia
Total de falantes: 6.020 (2007–2009)
Família: Caribe
 Yupka
  Yukpa
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: yup

Yukpa (Yuco, Yucpa, Yuko, Yupa) é uma língua Caribe falada por cerca de 3 mil pessoas em Zulia no noroeste Venezuela e ao longo da fronteira com a Colômbia entre os rios Palmar e Tucuco e por cerca de outras 3 mil pessoas na Colômbia. [1][2]

Outros denominações[editar | editar código-fonte]

É chamada também de Carib Motilón, Macoíta, Motilón Norte, Yuco, Yucpa, Yuko, Yukpa-Japería ou Yupa.

Dialetos[editar | editar código-fonte]

Río Casacará (Iroka) e Río Maracas são os principais dialetos e são suficientemente diferentes para serem considerados línguas separadas. Há também o dialeto o Padilla–La Laguna. Os dialetos venezuelanos, Yrapa e Río Negro, são falados pelas pessoas próximas do Río Maracas do que do Río Casacará.

A semelhança com a língua Japrería, outra língua Yupka, é pequena. Yukpa é usado como segunda língua pelo povo da Japréria.

Situação atual[editar | editar código-fonte]

Na Colômbia, o Yukpa é ensinado nas escolas primárias e usado na literatura. Nas áreas onde se fala Yukpa, ele é falado o tempo todo; em outros lugares, só é falado quando não há estranhos por perto.

Na Venezuela, o Yukpa é oficialmente reconhecido como uma língua indígena, e a maioria dos adultos da sua área fala apenas Yukpa. Os Yukpa mais jovens também falam espanhol, e o Yukpa é usado como segunda língua pelo povo da Japréria.

Escrita[editar | editar código-fonte]

Desde a década de 1960, várias maneiras foram desenvolvidas para escrever Yukpa com o alfabeto latino. Os dialetos do norte foram escritos primeiro, depois as ortografias foram desenvolvidas para outros dialetos.

O alfabeto latino usado pelo Yukpa não apresenta as letras B, D, F, G, J, L, Q, V, X, Z. Usa as formas Ch, Kw, Rh, Sh ; Ĉh, Kw, Ʉ

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.