Lado Leskovar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lado Leskovar

Lado Leskovar (Liubliana, 23 de março de 1942) é um cantor e músico esloveno. As canções dele eram frequentemente cheias de criticas ede sentimentos anti-guerra. Fez várias covers, a sua mais famosa foi a versão da canção de Gilbert Becaud "Nathalie". Foi convidado para cantar na telvisão francesa por ter sido considerado a melhor versão não francesa daquele canção. Em 1964, parti para Belgrado, onde viveu até 1981. Naquele período foi mais popular no resto da Jugoslávia, do que na Eslovénia. Paricipou em várias espetáculos na ex-União Soviética, onde os artistas jugoslavos eram muito populares. Participou em vários filmes, em especial na biografia da dançarina Isadora Duncan de (1968) com Vanessa Redgrave, no papel de Bugatti, Surgiu uma amizade entre os dois. Ela foi convidada de honra num concerto de jubileu de Lado Leskovar.

Lado Leskovar tornou-se conhecido na Europa por ter representado a ex-Jugoslávia, no Festival Eurovisão da Canção 1967 com a canção Vse rože sveta, com música de Urban Koder e letra de Milan Lindić. Foi jornalista da Radio Televizija Slovenija. Em 1998, foi representante da UNICEF para a Eslovenia. Em 2008, participou nas eleições parlamentares da Eslovénia, nas listas do Partido Zares.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.