Lago Utah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Utah
Utah Lake
Lago Utah
O monte Timpanogos e o lago Utah
Localização
Coordenadas 40° 14' 42" N 111° 47' 51" O
Localização Utah
País  Estados Unidos
Características
Altitude 1 368 m
Área * 380 km²
Comprimento máximo 39 km
Largura máxima 21 km
Profundidade média 3.2 m
Profundidade máxima 4.3 m
Volume * 1,07 km³
Lago Utah está localizado em: Utah
Lago Utah
Mapa do Lago Utah
Mapa do Lago Utah
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Utah (em inglês: Utah Lake) é um lago de água doce no Utah, Estados Unidos. Situado no lado ocidental do Vale do Utah, o lago fica junto do monte Timpanogos e do monte Nebo. O seu único efluente é o rio Jordan, afluente do Grande Lago Salgado e é altamente regulado por bombagem. A evaporação é responsável por 42% da saída de água do lago, o que o deixa levemente salino. A sua altitude é 1380 m, e se o nível de água subir mais faz-se o rio Jordan escoar mais através de comportas.

O primeiro europeu a ver o lago Utah foi o padre Silvestre Vélez de Escalante em 1776.

É um dos maiores lagos naturais de água doce do oeste dos Estados Unidos e o segundo maior lago nascido do antigo lago Bonneville, depois do Grande Lago Salgado.

Várias espécies de peixes são endémicas, como o Chasmistes liorus (june sucker), espécie ameaçada e o Cottus echinatus Utah Lake sculpin, já extinta. Embora 13 espécies sejam originárias do lago, só o Chasmistes liorus e o Catostomus ardens vivem lá hoje em dia, e representam menos de 2% da biomassa.[1]

A espécie dominante no lago é a carpa-comum, introduzida em 1881 para substituir os peixes nativos vítimas da sobrepesca.[2] Representa mais de 90% da biomassa e contribui severamente para a decadência das espécies endémicas alterando o ecossistema.[3]

Em virtude da proximidade da área urbana de Provo-Orem, o lago é local de prática de desportos náuticos como a vela e o esqui aquático. É também local de pesca.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (em inglês) Achieveing Recovery: Nonnative & Sportfish Management Arquivado em 5 de dezembro de 2008, no Wayback Machine.. June Sucker Recovery Implementation Program.
  2. (em inglês) June sucker: The connection between Utah Lake's endangered fish and you?. Project WILD Wildlife Review magazine, Summer issue, 2006
  3. (em inglês) Carp in Utah Lake pose health risk for humans. Jared Page, Deseret Morning News.