Lameiras (Terrugem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Arte da Pedra em Lameiras

Lameiras é uma localidade portuguesa pertencente à União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, concelho de Sintra.

O topónimo "Lameiras" advém da palavra "lameiro" que designa uma terra húmida onde cresce muito pasto[1]. Este local terá sido povoado há milhares de anos, como comprova a presença de animais domesticados desde meados do VI milénio antes de Cristo. Nesta região foram encontrados três ossos de Ovis aries, os primeiros ovinos a chegar ao território português, numa fase precoce do neolítico[2].

Lameiras tem uma tradição do cultivo de cereais corroborada pelas Memórias Paroquiais de 1758, onde o Prior da Terrugem afirma que os frutos da terra que os moradores desta região recolhiam eram, essencialmente, cevada e trigo, em número, contudo, insuficiente para eles e para as suas famílias[3].

A 1 de Janeiro de 1912 foi fundada a Sociedade Filarmónica de Instrução Recreativa e Familiar de Lameiras, que se reveste de grande importância para esta localidade. Esta sociedade filarmónica possui uma banda e uma escola de música com músicos da povoação, organiza jogos de futebol, possui um grupo de teatro experimental e escola de dança, sendo um claro polo cultural desta povoação[4].

Durante o século XX, muitos foram os melhoramentos sentidos pela população. Para ser abastecida de água, a 1 de Julho de 1956 foi inaugurado um belo chafariz de 4 bicas, construído pelo povo em mármore da região, conforme está inscrito no monumento.  Note-se que, em 1958, foi inaugurado o lavadouro[5].

Esta aldeia, que chegou a ser dividida entre duas freguesias - Terrugem e Pero Pinheiro - pelo chafariz da terra, possui como principal atividade económica a recolha e transformação de pedras ornamentais. Já em 1758, o Prior da Terrugem indicava a existência, neste lugar, de uma pedreira "da qual se corta e tira pedra para obras reais e para a Patriarcal"[6].

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  1. PORTO EDITORA. Dicionário infopédia de Toponímia. Porto: Porto Editora 
  2. Davies, S; Simões, T. (2016). «The velocity of ovis in prehistoric times: the sheep bones from Early Neolithic Lameiras, Sintra, Portugal.». Associação dos Arqueólogos Portugueses. O Neolítico em Portugal antes do Horizonte 2020: Perspectivas em debate. AAP Monografias: 2: 51-66 
  3. ANTT. Memórias Paroquiais 1758, Terrugem. [S.l.: s.n.] p. vol., 36, nº. 45 
  4. «Jornal de Sintra». 4 de Maio de 1990 
  5. AMS. Inauguração do lavadouro de Lameiras. [S.l.]: AMS 
  6. ANTT (1758). Memórias Paroquiais 1758, Terrugem. [S.l.: s.n.] 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.