Landespolizei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Insígnias das Landespolizei
Viaturas policiais de Hamburgo.

A Landespolizei é a polícia estadual da Alemanha, com estatuto funcional civil, são dezesseis corporações responsáveis pelo policiamento ostensivo e polícia judiciária dos 16 estados do país: Baden-Württemberg, Baviera, Berlim, Brandeburgo, Bremen, Hamburgo, Hessen, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Baixa-Saxônia, Renânia do Norte-Vestfália, Renânia-Palatinado, Sarre, Saxônia, Saxônia-Anhalt, Schleswig-Holstein e Turíngia. Cada uma delas é subordinada ao respectivo governo estadual.

Os estados federados alemães, sendo responsáveis pela administração da segurança pública nos seus próprios territórios, possuem a maior parte dos efetivos policiais do país.[1]

Cada um possui a sua própria força policial (Landespolizei), dotada de legislação específica que disciplina organização e atribuições. Na década de 1960 surgiu a ideia de criar um código de polícia único para todo o país, que não prosperou.

Existem algumas diferenças entre as polícias estaduais no tocante às estruturas orgânicas, mas os uniformes dos policiais e a caracterização dos veículos têm seguido um único padrão. Atualmente as antigas cores bege e verde estão sendo substituídas pelo azul, cor em uso em toda União Europeia .

Organização e serviços[editar | editar código-fonte]

Para a execução dos seus serviços as polícias estaduais estão divididas em departamentos ou áreas de atuação:

  • Divisão de Polícia Criminal (Landeskriminalamt), responsável pela investigação policial das infrações penais;
  • Divisão de polícia estadual para prevenção e repressão de pequenos delitos e polícia de trânsito;
  • Polícia de choque ou corpo de intervenção para emprego em movimentos de massa e, apoio em grandes eventos e desastres naturais;
  • Polícia fluvial, para patrulhamento dos rios e prevenção de eventos danosos que neles possam ocorrer;
  • Divisão aérea, para emprego em serviços de apoio aéreo, como a supervisão do trânsito;
  • Serviços de operações especiais, tipo SWAT ( Special Weapons and Tactics Units), formado por policiais preparados para emprego em situações de alto risco. São eles o Sondereinsatzkommandos e o Mobile Einsatzkommandos.

Referências

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]