Saltar para o conteúdo

Lei Seca: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 4: Linha 4:


== Nos Estados Unidos ==
== Nos Estados Unidos ==
A definição se tornou famosa após a proibição ter sido adotada nos [[Estados Unidos da América|Estados Unidos]] em [[16 de janeiro]] de [[1919]], quando foi ratificada pela 18ª Emenda à Constituição do país, entrando em vigor um ano depois, em 16 de janeiro de [[1920]]. Seu cumprimento foi amplamente burlado pelo [[contrabando]] e fabrico clandestino. A Lei Seca foi abolida em [[5 de dezembro]] de [[1933]], pela 21ª Emenda à Constituição. Permaneceu ativa por 13 anos, 11 meses e 24 dias.16161.
nos aramis bebuns A definição se tornou famosa após a proibição ter sido adotada nos [[Estados Unidos da América|Estados Unidos]] em [[16 de janeiro]] de [[1919]], quando foi ratificada pela 18ª Emenda à Constituição do país, entrando em vigor um ano depois, em 16 de janeiro de [[1920]]. Seu cumprimento foi amplamente burlado pelo [[contrabando]] e fabrico clandestino. A Lei Seca foi abolida em [[5 de dezembro]] de [[1933]], pela 21ª Emenda à Constituição. Permaneceu ativa por 13 anos, 11 meses e 24 dias.16161.


== No Brasil ==
== No Brasil ==

Revisão das 13h39min de 16 de setembro de 2009

Caixas de licor apreendidas durante a lei seca de 1928 em Camberra, Austrália.

Lei Seca é uma denominação popular da proibição oficial de fabricação, varejo, transporte, importação ou exportação de bebidas alcoólicas.

Nos Estados Unidos

nos aramis bebuns A definição se tornou famosa após a proibição ter sido adotada nos Estados Unidos em 16 de janeiro de 1919, quando foi ratificada pela 18ª Emenda à Constituição do país, entrando em vigor um ano depois, em 16 de janeiro de 1920. Seu cumprimento foi amplamente burlado pelo contrabando e fabrico clandestino. A Lei Seca foi abolida em 5 de dezembro de 1933, pela 21ª Emenda à Constituição. Permaneceu ativa por 13 anos, 11 meses e 24 dias.16161.

No Brasil

No Brasil, apesar da designação comum, não existe a Lei Seca, mas dispositivos legais que visam coibir o consumo de bebidas alcoólicas em determinadas situações ou períodos.

Um exemplo disso é a restrição de consumo imposta durante a época das eleições. O período de proibição varia de acordo com a legislação de cada estado.

O expediente é usado também por muitas cidades numa tentativa de conter os índices de violência. Geralmente em dias úteis da semana, no período da madrugada, os bares são proibidos de funcionar e o comércio de bebidas, reprimido.[1]

Modificação do Código Nacional de Trânsito

Em 19 de junho de 2008 foi aprovada a Lei 11.705, modificando o Código de Trânsito Brasileiro. Apelidada de "lei seca", proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos,[2] ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.[3]

Apesar de não ser permitida nenhuma concentração de álcool, existem valores fixos, prevendo casos excepcionais, tais como medicamentos à base de álcool e erro do aparelho que faz o teste. A concentração permitida no Brasil é de 0,2 g de álcool por litro de sangue,[4] ou, 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro.[5][6]

Atualmente, a falta de fiscalização intensiva faz com que a "Lei Seca" não seja respeitada por muitos motoristas [7]

Referências