Leonotis nepetifolia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLeonotis nepetifolia
Leonotis nepetifolia

Leonotis nepetifolia
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Leonotis
Espécie: L. nepetifolia
Nome binomial
Leonotis nepetifolia
(L.) R.Br.

Leonotis nepetifolia, também conhecida no Brasil como Cordão-de-frade e em Inglês "Klip Dagga" é uma espécie de planta do gênero Leonotis e da família Lamiaceae (Menta). Enquanto a maioria das espécies deste gênero é nativa da África Meridional, L. nepetifolia é nativa da África tropical e da Índia meridional. Cresce a uma altura de 3 metros e possui flores que são comumente laranja, podendo variar para vermelho, branco, e purpúreo. Tem folhas dentadas que podem crescer até 10 cm.

Espécies relacionadas[editar | editar código-fonte]

A Leonotis nepetifolia ('Cordão-de-frade) é bem parecida com a Leonotis leonurus ("Rabo-de-leão" ou em Inglês "Wild Dagga".) Ambas espécies são fumadas frequentemente devido suas propriedades enteógenas. A diferença principal entre elas é que as folheres da Leonotis nepetifolia brotam de uma bola espinhosa. Também é dito que as folhas da L. nepetifolia são mais potentes e muito menos amargas quando fumadas que as de L. leonurus.

Embora há mais de trinta outras plantas do gênero Leonotis, L. nepetifolia e "L. leonurus" são as únicas com propriedades enteógenas ou psicoativas, e tal efeito é devido ao seu princípio ativo, a leonurina.

Usos[editar | editar código-fonte]

Usos recreativos[editar | editar código-fonte]

L. nepetifolia é fumada frequentemente devido suas propriedades enteógenas, ou psicoativas. Alguns dizem que os efeitos são semelhantes a os da maconha (Cannabis). Porém, os que esperam ter todos os efeitos da maconha, são desapontados ao fumar as folhas da L. nepetifolia. Há relatos de que a carburação das flores causa um efeito mais intenso, porém não há ainda pesquisas concretas sobre o assunto. Um efeito comum que muitos usuários relatam é um relaxamento dos músculos e uma apreciação mais suave das coisas.

Usos medicinais[editar | editar código-fonte]

Em Trinidad as folhas de L. nepetifolia são preparadas como chá para febre, tosse, e malária.

| style="width: 50%; text-align: left; vertical-align: top;" |

Leonurina, um alcalóide psicoativo achado na Leonotis nepetifolia.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Leonotis nepetifolia
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Leonotis nepetifolia

|}

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Lamiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.