Les Pâquis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Les Pâquis
Cais de Les Pâquis
País Suíça
Bairro Flag of Canton of Geneva.svg Genebra
Tipo Quarteirão
Área 28 *hectares
Coordenadas 46° 12' 03" N 6° 09' 37" E
Les Pâquis está localizado em: Genebra (cantão)
Les Pâquis

Les Pâquis é um bairro de Genebra (Suíça) que junto ao lago encontram-se os banhos des Pâquis, no quai Wilson, uma verdadeira "instituição" de Genebra, na chamada Rade de Genebra.

O bairro estende-se da Rua de Lousana [1] (via que parte da Estação de Genebra em direcção a Lausana) na sua parte alta, até á margem direita do lago Lemano.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome parece ter origem no facto de em tempos recuados os agricultores trazerem o gado ás pastagens (em francês: pâquis) que ficavam junto ao lago. A razão do emprego do plural é de se vir "ás pastagens", pelo que nunca se fala de "pâquis" mas sim de "les pâquis".

Em Genebra há uma outra localidade que faz referência ás suas origens, é o bairro de Plainpalais em relação a "planície do palácio".

História[editar | editar código-fonte]

É a partir de meados dos anos 1800 que começam a "urbanizar-se" os terrenos em volta da Cidade Velha de Genebra e aparecem os bairros de Les Eaux-Vives, Plainpalais, La Jonction e Les Pâquis.

Em relação a Les Pâquis foi tomada decisão de se fazer referência aos nomes das cidades suíças como: rua de de Bâle, de Berne, de Fribourg, de Lausanne, de Neuchâtel ou de Zurich [1].

Urbanismo[editar | editar código-fonte]

Em Les Pâquis encontram-se belos edifícios como o Palais Wilson, um antigo hotel mas hoje sede do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, e os grandes hotéis da Belle Époque junto ao lago como o Hotel de Russie, Hotel de la Paix, Hotel Richemond, Hotel Beau-Rivage ou ainda o Hotel d'Angleterre .

Quase em frente do Monumento de Brunswick e junto ao lago, encontra-se uma placa que indica o local onde foi assassinada a Imperatriz Sissi a 10 de Setembro de 1898 e se encontrava hospedado no Hotel Beau Rivage que fica em frente [2].

Imagens[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Les Pâquis

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Jean-Claude Mayor, op. cit., pg. 18 e 38
  2. La fin tragique d'une impératrice légendaire (em francês) Visitado: Fev. 2014