Lichtenberg (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lichtenberg (cratera)
Geografia
Astro
Coordenadas
Diâmetro
19,5 km
Quadrângulo
LQ03 (d)
Geologia
Tipo
Exploração
Epónimo
Localização no mapa de Lua
ver no mapa de Lua
Oblíqua da parte de Lichtenberg, ao nascer do sol terminator , de Apollo 15 , mostrando lava mare relativamente jovem à direita

Lichtenberg é uma cratera de impacto lunar isolada localizada na parte ocidental do Oceanus Procellarum . A cratera mais próxima da nota é Briggs ao sul.

Lichtenberg tem um pequeno sistema de raios , uma característica das crateras da era copernicana . Os raios se estendem para o norte e oeste da cratera, mas não para outros lugares. Os flancos remanescentes da superfície em torno da cratera exibem o baixo albedo da égua lunar , e os depósitos da égua têm coberto os raios existentes nos lados leste e sul da cratera. Eles estão, portanto, entre os depósitos mais jovens de lava basáltica na Lua, e acredita-se que tenham menos de 1 bilhão de anos de idade.[1] O cientista lunar Paul Spudis defende uma missão de retorno de amostra não tripulada à jovem égua para obter uma data radiométrica absoluta que restringiria o período de tempo da formação dos maria na lua.[2]

A borda dessa cratera é circular e afiada, com desgaste insignificante. Nos lados internos, o material solto deslizou para a base, formando um anel de seixos no piso interno. Tanto o aro quanto o piso interno exibem um albedo relativamente alto, que geralmente é uma indicação de uma cratera mais jovem que não foi escurecida pelo intemperismo do espaço. Lichtenberg cobre uma cratera fantasma maior em forma de anel a noroeste, que tem uma baixa elevação central. Esse recurso é coberto por material de raio.

Lichtenberg foi observado no passado por ocorrências de fenômenos lunares transitórios . Eles geralmente assumem a forma de um patch temporário de tons vermelhos.

Crateras satélites[editar | editar código-fonte]

Por convenção, essas características são identificadas nos mapas lunares, colocando a letra ao lado do ponto médio da cratera mais próximo de Lichtenberg.

Lichtenberg Latitude Longitude Diâmetro
A 29,0 ° N 60,1 ° W 7   km
B 33,3 ° N 61,5 ° W 5   km
F 33,2 ° N 65,3 ° W 5   km
H 31,5 ° N 58,9 ° W 4   km
R 34,7 ° N 70,2 ° W 34   km

As seguintes crateras foram renomeadas pela IAU .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. A história geológica da Lua, 1987, Wilhelms, Don E .; com seções por McCauley, John F .; Trask, Newell J. USGS Artigo profissional: 1348. ( online )
  2. Paul D. Spudis, A Lua Uma Vez e Futuro , Smithsonian Institution Press, 1996 ,

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]