Lipit-Ishtar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lipt-Ishtar (ou Lipt-Eshtar), foi o quinto rei da primeira dinastia de Isin e reinou cerca de 1934 à 1 924 a.C. Alguns documentos e inscrições reais deste tempo sobreviveram, mas ele é conhecido principalmente devido a língua suméria hinos ser escrita em sua homenagem, bem como pelo código de leis escrito em seu nome (precedendo, em cerca de 200 anos, o famoso Código de Hamurabi), que foram utilizados por cerca de centenas de anos após sua morte. Os anais que registram seu reinado também contam que ele expulsou os amoritas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  • James R. Court, Codex Collections from Mesopotamia and Asia Minor (Coleções de Códices da Mesopotâmia e Ásia Menor). Scholars Press, 1995.
  • Francis R. Steele, O Código de Lipit-Ishtar - Universidade da Pensilvânia, Museu de Monografias, 1948 - inclui o texto e uma análise completa de todos os fragmentos [reeditado a partir do American Journal of Archaeology 52 (1948)]
  • Lawrence, Paul. Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia. 1. ed. Barueri, SP : Sociedade Bíblica do Brasil, 2008. 188 p. ISBN 9788531111051
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.