Listel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um listel em heráldica é uma pequena bandeirola ou flâmula que se localiza por cima ou por baixo do escudo de um brasão de armas. Possui geralmente a cor branca, e contém dizeres chamados de grito de guerra ou grito de armas - uma palavra ou frase curta (interjeição) de incentivo ao combate ou à ação. Estes dizeres são muitas vezes escritos em latim.

Serve também para mostrar o nome ou o sobrenome da pessoa a qual ele pertencia, ou o nome da cidade, região ou instituição a que se refere o brasão.

Conceito[editar | editar código-fonte]

Faixa retangular bifurcada nas extremidades, que por tradição será sempre colocada na base do brasão e não, posta em coroa mural, em apoios e ainda no campo do escudo.

  • Ela deverá permanecer a uma distância de 0,5 módulos do bordo inferior sem jamais cobri-lo, para que não se crie dúvidas na hora do reconhecimento do tipo de escudo presente; escudos como o francês, o quadrado, o português são diferenciados um do outro, pelo bordo inferior, tendo seus bordos superiores idênticos;
  • Possui por esmalte habitual e tradicional, o branco (prata, na heráldica), o qual é um metal;
  • Servir de base física para os apoios do brasão.

Como certidão de nascimento de localidade deverão constar nele, todos os dados existentes, identificativos, qualificativos, motivantes e históricos de cada localidade.

Dividi-lo-emos em primários e secundários.

Serão considerados primários identificativos e históricos:

E secundários motivadores e qualificativos:

Não poderão deixar de constar nos listeis, jamais, os registros primários.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ANDRADE, J. S. (2013). Brasões de Armas de localidade: patrimônio cívico, cultural e material da (na) cidade pós-moderna. [S.l.]: MBI 
Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.