Little Axe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Little Axe
Biografia
Nascimento
Período de atividade
a partir de
Pseudónimos
Little Axe
Skip McDonald
Cidadania
Atividades
cantor
autor-compositor
produtor(a) musical
Outras informações
Instrumentos
guitarra
voz (d)
Editoras discográficas
Sugar Hill Records (en)
Fat Possum Records (en)
Género artístico

Skip McDonald (nascido Bernard Alexander, setembro de 1949) [1][2] é um músico americano que também se apresenta sob o nome artístico de Little Axe.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Início de carreira[editar | editar código-fonte]

Baseado na música blues aprendida com seu pai, um metalúrgico que tocava guitarra blues nos fins de semana,[2] McDonald passou seus primeiros dias tocando jazz, doo-wop e gospel, e eventualmente se mudou para a cidade de Nova York quando adolescente com sua banda de amigos, chamados The Entertainers.[3]

McDonald formou o grupo Wood Brass & Steel em 1973 com o baixista Doug Wimbish e o baterista Harold Sargent. O grupo gravou dois álbuns antes de sua separação em 1979.[3] Ele então se tornou parte da banda da casa da Sugarhill Records e apareceu como músico de estúdio em muitos dos primeiros álbuns de rap, incluindo " The Message " de Grandmaster Flash e The Furious Five.

Pós-Sugarhill[editar | editar código-fonte]

Depois de deixar Sugarhill, McDonald, Wimbish e o baterista Keith LeBlanc começaram a trabalhar com Adrian Sherwood, e eventualmente formaram o trio no grupo industrial/dub Tackhead, inicialmente liderado por Gary Clail e mais tarde Bernard Fowler.[3] McDonald também colaboraria com Sherwood em outros projetos, incluindo álbuns de African Head Charge e Mark Stewart.

Na década de 1990, McDonald assumiu o apelido de "Little Axe" e começou a mudar do hip hop para uma forma de blues que se baseava em uma variedade de influências musicais, incluindo dub, R&B, gospel e jazz. Ele tem trabalhado constantemente como músico de estúdio, gravando seus próprios álbuns de blues, continuando a aparecer como convidado em álbuns de outros artistas também. Seus álbuns mais recentes foram lançados pela Real World Records. Alan Glen costuma tocar gaita nesses álbuns.[3]

Em 2009 colaborou com o músico mauritano Daby Touré para produzir um disco intitulado Call My Name.

A partir de 2016, ele ainda faz turnês e shows regularmente, tem seguidores leais e é solicitado regularmente para sessões de trabalho como guitarrista.

Referências

  1. http://www.allmusic.com/artist/p142085/biography Allmusic biography]
  2. a b Simpson, Dave (15 de julho de 2010). «Little Axe: from blues to hip-hop and back». The Guardian 
  3. a b c d Allmusic biography