Liwa Abu al-Fadhal al-Abbas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brigada al-Abbas
كتائب العباس
País Síria
Subordinação Coat of arms of Syria.svg Forças Armadas da Síria
Hezbollah[1]
Criação ~ 2012
História
Guerras/batalhas Guerra Civil Síria
Logística
Efetivo 10 000+[1]
Comando
Comandante Abu Ajeeb
Abu Hajar

Liwa Abu al-Fadhal al-Abbas (em português: Bandeira de Abu al-Fadhal al-Abbas, também conhecida como Brigada al-Abbas, em árabe: كتائب العباس, ou Kata'ib al-Abbas) é uma milícia xiita que atua na Síria. Seu nome é uma homenagem a Al-Abbas ibn Ali, um herói muçulmano da antiguidade. Este grupo tem ligações com o governo sírio de Bashar al-Assad e luta ao lado de suas forças na guerra civil que assola o país. A maioria dos combatentes desta milícia são de origem síria, mas combatentes de outras nacionalidades também se juntaram a esta brigada.[2] Entre maio e junho de 2013, segundo o jornal britânico Reuters, um racha dentro da milícia entre membros sírios e estrangeiros fez com que o grupo se dividisse, com uma unidade com comando independente sendo formada apenas com estrangeiros.[3]

Referências

  1. a b "Syrian war widens Sunni-Shia schism as foreign jihadis join fight for shrines" The Guardian [S.l.] 4 de junho de 2013. Consult. 24 de junho de 2013. 
  2. Fierce clashes in Damascus district: NGO. Página acessada em 20 de junho de 2013
  3. "Iraqi Shi'ites flock to Assad's side as sectarian split widens" Reuters [S.l.] 19 de junho de 2013. Consult. 24 de junho de 2013. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.