Louis Eugène Varlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Louis Eugène Varlin
Louis Eugène Varlin
Nascimento 5 de outubro de 1839
Claye-Souilly
Morte 28 de maio de 1871 (31 anos)
18.º arrondissement de Paris
Cidadania França
Ocupação político, communard, encadernador, sindicalista
Causa da morte perfuração por arma de fogo

Louis Eugène Varlin (Claye-Souilly (Seine-et-Marne), 1839 - Paris, 28 de maio de 1871) foi um sindicalista e anarquista francês.

Nasceu numa família de camponeses pobres. Em 1857, participa na fundação da sociedade de socorro mútuo dos encadernadores. Em 1864-1865, anima a greve dos trabalhadores encadernadores parisienses. Torna-se presidente da sociedade de socorro mútuo dos encadernadores que ajudou a criar.

Em 1864 é criada a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), conhecida sob o nome de Primeira Internacional. Eugène adere em 1865 e participa, com o seu irmão Louis e Nathalie Lemel, na primeira greve dos encadernadores. É delegado em 1865 e 1866 aos primeiros congressos da AIT, em Londres e em Genebra.

No mesmo ano, cria a Sociedade de Solidariedade dos Trabalhadores Encadernadores de Paris, cujos estatutos evocam a necessidade "de procurar a melhoria constante das condições de existência dos trabalhadores encadernadores em especial, e, em geral, dos trabalhadores de todas as profissões e os todos os países, e de conduzir os trabalhadores à posse dos seus instrumentos de trabalho".

Contribui para a criação a 14 de Novembro de 1869 da Federação parisiense das sociedades operárias, que passa à escala nacional e tornar-se-á ulteriormente a CGT.

Eugène Varlin participa na criação de uma cooperativa, La Ménagére (a Dona de casa), em 1867, e na abertura em 1868 de um restaurante cooperativo, La Marmite (a Marmita). Este último contará 8.000 membros e só encerrará após a Comuna.

Em 1869 e 1870, Varlin é preso várias vezes devido às greves impulsionadas pela AIT em França. Em 1870, a secção parisiense da AIT publica um manifesto contra a guerra. Eugène Varlin constitui secções do Internacional em Lyon, Creusot e em Lille.

Com a queda do Império, Varlin faz parte em Setembro de 1870 do Comité Central republicano dos Vinte Distritos de Paris, e torna-se membro do Comité Central da Guarda Nacional pelo 193º batalhão do qual é o comandante. É removido do seu comando após a revolta de 31 de Outubro contra a política efectuada pelo Governo da Defesa Nacional. Durante o Inverno e o cerco de Paris pelos Prussianos, ocupa-se da alimentação dos mais necessitados fornecendo as "marmitas de Varlin" contando com a ajuda de Nathalie Lemel e torna-se secretário do conselho da AIT para a França. A 8 de Fevereiro de 1871, é candidato, sem sucessos, como socialista revolucionário às eleições para a Assembleia nacional.

Eugéne Varlin distinguiu-se por defender a organização dos operários em grandes sindicatos, por posicionar-se contra ser a pequena produção individual a base de organização da nova sociedade socialista e pela defesa da igualdade entre Homens e Mulheres.

Comuna de Paris[editar | editar código-fonte]

A 18 de Março de 1871, participa na tomada da Praça Vendôme. A 24 de Março, participa na redacção do programa das secções parisienses da AIT. É eleito a 26 de Março para o conselho da Comuna pelos VIº, por XIIº e XVIIº distritos, e nomeado à sua comissão de finanças. Assegura a ligação entre a Comuna e as sociedades operárias.

Eugène Varlin by Vallotton.

No decorrer da Semana Sangrenta, a 28 de Maio, Eugène Varlin é reconhecido na rua e detido, sendo conduzido à Montmartre, onde é linchado e finalmente fuzilado pelas tropas do Versalhes.

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12645/6701 http://www.revistas.ufg.br/index.php/historia/article/view/18143

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.