Lourenço Cavalcanti de Albuquerque Maranhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lourenço Cavalcanti de Albuquerque Maranhão
Nascimento 1804
Águas Belas
Morte 13 de fevereiro de 1867 (63 anos)
Cantagalo
Ocupação Advogado, político

Lourenço Cavalcanti de Albuquerque Maranhão, primeiro e único barão de Atalaia, (Águas Belas, 1804Cantagalo, 13 de fevereiro de 1867), foi um advogado, político e militar brasileiro, tendo sido comendador, coronel da Guarda Nacional e deputado provincial por Alagoas em diversas legislaturas.

Filho de Lourenço Bezerra Cavalcanti de Albuquerque e de Josefa Florentina de Albuquerque Maranhão, casou-se com Ana Luísa Vieira de Sinimbu, irmã do visconde de Sinimbu, com a qual deixou descendência.

Possuía um sobrado no centro de Maceió, onde hospedou D. Pedro II certa vez. Devido a richas com o barão de Jaraguá, teve a vista que o sobrado tinha para o mar prejudicada pela construção de uma alta torre no sobrado daquele, que era vizinho. Posteriormente, foi jurado de morte pelos irmãos Morais, um bando de cangaceiros semelhante ao de Lampião.

Títulos nobiliárquicos[editar | editar código-fonte]

Esquartelado: I e IV - Albuquerque: esquartelado 1 e 4 - Armas do Reino, carregado com filete de negro; 2 e 3 - de vermelho, com cinco flores-de-lis de ouro postas em aspa; II e III - Cavalcante - De vermelho, semeado de quadrifólios de prata; canto do mesmo metal e brocante asna de azul. Coroa de Visconde.

Comendador da Imperial Ordem de Cristo e da Imperial Ordem da Rosa.

Barão de Atalaia com honras de Grandeza[editar | editar código-fonte]

Título conferido por decreto imperial em 19 de fevereiro de 1858 e grandezas em 14 de março de 1860. Refere-se à cidade alagoana de Atalaia, onde se concentrou a resistência alagoana quando da Revolução Pernambucana de 1817, contra Portugal. Por sua lealdade, D. João VI elevou a comarca pernambucana à condição de província de Alagoas, pela qual o nobre fora deputado diversas vezes.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.