Saltar para o conteúdo

Luís Serrão Pimentel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Luís Serrão Pimentel (1613-1679) foi um militar português. Alcançou o posto de Tenente-general da Artilharia, tendo ocupado os cargos de Cosmógrafo-mor (informalmente desde 1641 por impedimento de António de Mariz Carneiro, oficialmente a partir de 1644) e de Engenheiro-mor do reino (1671).

Biografia

No contexto da Guerra da Restauração da independência portuguesa trabalhou nas obras de fortificação das praças-fortes de Évora, Estremoz, Mourão, Portalegre, entre outras no Alentejo.

A seu pedido, João IV de Portugal fundou, em 1647, a "Aula da Matemática" ou Aula de Fortificação e Arquitetura Militar na Ribeira das Naus, onde lecionou Matemática, Navegação e Arquitetura militar.

Considerado uma das figuras mais importantes do meio técnico português do século XVII, foi autor da obra "Methodo Lusitanico de Desenhar as fortificaçoens das Praças Regulares e Irregulares...", publicada em 1680, um ano após o seu falecimento.

Foi o pai de Manuel Pimentel, autor da obra "Arte de Navegar" (1699, mas melhor conhecida pela edição de 1712) e de Francisco Pimentel (1652-1706), que o substituiu no cargo de lente de Fortificação da "Aula de Matemática e Fortificação" da Ribeira das Naus em 1679.

Ligações externas

Universidade de Lisboa, 2009.


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) arquiteto(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.