Luz característica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Farol Les Éclaireurs, na Terra do Fogo.

A luz característica, aparência, ou simplesmente, característica, é um código descritivo que serve para identificar nas cartas náuticas, ou por observação à vista desarmada, um determinado sinal luminoso de ajuda à navegação marítima, como é o caso dos faróis, navios-faróis, balizas, luzes de guia, boias ou outros meios luminosos, e que serve para as reconhecer e diferenciar visualmente. A informação que nos proporciona este sistema é de grande importância na navegação marítima , já que permite conhecer o tipo de luz que emite um determinado sinal, a sua cor, as características do clarão, o número de elos e o seu ciclo ou ritmo, o qual permite diferenciá-la de outras fontes de luz próximas.

Um exemplo de característica poderia ser GpD(3)BR 10s 41m 25M. Isto indica que se trata de um sinal onde GpD(3) indica a característica dos clarões (grupos de três clarões), BR determina a cor da luz emitida (neste caso luz branca, o habitual; também podia ser luz de cor vermelha que se costuma utilizar em alguns setores e assinala um setor de perigo por onde não se deve navegar. Também pode ser BV, branco e verde, setor livre branco, setor de acesso à entrada de canal ou porto ou abrigo - verde, BRV, branco, vermelho e verde, que agrupa os tipos anteriores: livre, perigo e acesso), 10s, determina a duração do ciclo completo (ou fases das luzes) de grupos de clarões, 41m, especifica que o plano focal do sinal luminoso se encontra a 41 metros de altura (sobre o nível do mar), e 25M indica que o sinal tem um alcance visual (normalmente indicando o seu valor nominal) de 25 milhas náuticas, que será determinado pela altura a que se encontre o sinal e pela intensidade do mesmo, usando fatores como a curvatura da Terra ou as condições meteorológicas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Características luminosas de faróis, balizas e boias


Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.