Leitor de MP3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de MP3 player)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Leitor de MP3 Ipod, da Apple.

Um leitor MP3 (em inglês, "MP3 Player") é um aparelho eletrônico capaz de armazenar e reproduzir arquivos de áudio do tipo mp3. Inventado na Coreia do Sul em 1998 pela Saehan, o primeiro MP3 do mundo se chamava MPMan. Daí surgiram diversas marcas de MP3 Player coreanas como a iRiver (braço da Samsung), a própria Samsung, a Cowon, a LG. Em 1999 a Samsung já lançava na Coreia do Sul o primeiro celular que reproduzia MP3.

Apesar de aparelhos de médio porte poderem entrar no conceito de "mp3 player", é comum utilizar o termo para aparelhos compactos e portáteis. Os mp3 players mais modernos são capazes de reproduzir diversos outros tipos de áudio, como o wma, ogg, e mp4, por exemplo;

Muitas vezes um mp3 player funciona também como um dispositivo móvel de armazenamento de dados e geralmente são facilmente conectados a um computador através de uma porta USB.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro dispositivo de áudio digital mp3 foi criado pela empresa Sul Coreana SaeHan Information Systems em 1997, sendo comprada pela empresa iriver em 2004.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Flash Players
São dispositivos capazes de armazenar tanto áudio e ficheiros binários, utilizando para isso um cartão de memória, interno ou externo. Devido as limitações dessa tecnologia, os aparelhos são comercializados com uma capacidade entre 128 MiB e 16384 MiB, como por exemplo o iPod Nano. É possível encontrar aparelhos capazes de gravar voz em formato digital.
Disco rígido
Esta tecnologia utiliza disco rígido como suporte de armazenamento. Dada a sua enorme capacidade, os aparelhos que utilizam disco rígido oferecem uma maior gama de serviços, tais como armazenamento de vídeos e fotografias. Também é frequente encontrar dispositivos que permitem armazenar letras das músicas que podem ser acompanhadas enquanto a mesma é ouvida. Também é possível encontrar aparelhos que gravam voz em formato digital. A sua capacidade de armazenamento varia entre 1,5 GiB e 160 GiB, 20 vezes mais que a tecnologia Flash.
Expanium da Philips, um exemplo de mp3 player de CD.
CD
Esta tecnologia recorre a um sistema de armazenamento mais antigo, o CD. Mas por utilizar formatos com uma taxa compressão muito maior, é possível armazenar num CD de MP3 mais músicas do que num CD de áudio. A vantagem dessa tecnologia é oferecer ao utilizador o acesso a CD de áudio, coisa que não é possível com Flash Player e Disco Rígido.

Sinonímia[editar | editar código-fonte]

MP3 Player por vezes tem sido traduzido por Tocador de mp3, ou ainda, Aparelho de mp3, mas a utilização corrente ainda é hesitante. Em Portugal é chamado de "Leitor de MP3".

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.