Maître

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Maître d'hôtel, ou simplesmente Maître (/mɛtR do'tɛl/, traduzido do francês: chefe dos garçons) Anfitrião ou Gerente do restaurante, no ramo da hotelaria é o responsável por agendar as reservas, acomodar os clientes nos estabelecimentos e organizar as praças, garantindo a eficiência no atendimento e a satisfação do cliente lidando com as reclamações.

Funções[editar | editar código-fonte]

O Maître divide a área das refeições em praças, normalmente de hotéis, restaurantes e, cruzeiros. Controlando as áreas da responsabilidade dos servidores a serviço, administrando os garçons por mesas.

O Maître discutirá o cardápio, previamente, com o cozinheiro-chefe. Durante o serviço de restauração, dará ao cozinheiro-chefe o tempo necessário para a preparação da comida, avisando-o para disparar a comida e assegurar-se que transforra em tempo hábil.

O Maitre também é responsável pelo bom andamento da empresa, desde sua estrutura de um modo geral, como limpeza de sala, jardim, toilletes sociais. Responsável também pela harmonização da sala, um bom relacionamento entre sala e cozinha, assim como motivação da equipe que comanda.

Um Maitre deverá ter domínio da norma padrão do português, conhecimentos gerais, assim como conhecimentos de funcionamentos de outros estabelecimentos que incluem hotéis, pousadas, onde se encontrar entretenimento.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.