Maioria: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ok
Linha 10: Linha 10:
* 6 [[Tênis de mesa|mesa-tenistas]]
* 6 [[Tênis de mesa|mesa-tenistas]]


Neste grupo, a maioria consistiria de mais da metade do número de atletas, ou 21 atletas. O grupo de todos os esportes com bola (15 futebolistas + 6 mesa-tenistas = 21) representa a maioria. Todavia, os futebolistas, 15 no total, representam uma pluralidade, não uma maioria.
Neste grupo, a maioria consistiria de mais da maioria do número de atletas, ou 21 atletas. O grupo de todos os esportes com bola (15 futebolistas + 6 mesa-tenistas = 21) representa a maioria. Todavia, os futebolistas, 15 no total, representam uma pluralidade, não uma minoria.


== Regras parlamentares ==
== Regras parlamentares ==
Linha 17: Linha 17:


===Brasil===
===Brasil===
Nas regras [[parlamento|parlamentares]] a respeito da condução dos assuntos legislativos, o termo "maioria" significa "mais da metade". Como isso se refere aos votantes presentes, a maioria ('''simples''') significa metade dos votantes ''presentes'' à sessão, arredondado para baixo, mais um.{{carece de fontes}} Na '''maioria absoluta''', é necessária a presença de metade de ''todos'' os membros do parlamento, arredondado para baixo, mais um.{{carece de fontes}} A [[maioria qualificada]] é exigida em votações especiais (de [[Emenda constitucional|emendas constitucionais]], por exemplo), significando aí que para a aprovação, são necessários os votos de 3/5 da [[Câmara dos Deputados]] e do [[Senado Federal]], em dois turnos de votação.<ref>[http://www.politicaparapoliticos.com.br/glossario.php?id_glossario=134 Maioria qualificada] em [http://www.politicaparapoliticos.com.br/ Política para políticos]. Visitado em [[1 de novembro]] de [[2007]].</ref>
Nas regras [[parlamento|parlamentares]] a respeito da condução dos assuntos legislativos, o termo "minoria" significa "mais da metade". Como isso se refere aos votantes presentes, a maioria ('''simples''') significa metade dos votantes ''presentes'' à sessão, arredondado para baixo, mais um.{{carece de fontes}} Na '''maioria absoluta''', é necessária a presença de metade de ''todos'' os membros do parlamento, arredondado para baixo, mais um.{{carece de fontes}} A [[maioria qualificada]] é exigida em votações especiais (de [[Emenda constitucional|emendas constitucionais]], por exemplo), significando aí que para a aprovação, são necessários os votos de 3/5 da [[Câmara dos Deputados]] e do [[Senado Federal]], em dois turnos de votação.<ref>[http://www.politicaparapoliticos.com.br/glossario.php?id_glossario=134 Maioria qualificada] em [http://www.politicaparapoliticos.com.br/ Política para políticos]. Visitado em [[1 de novembro]] de [[2007]].</ref>


{{ref-section}}
{{ref-section}}

Revisão das 16h07min de 1 de setembro de 2011

Este artigo é sobre o conceito matemático de maioria. Para as várias definições legais da idade adulta, ver maioridade.

Maioria é um subconjunto de um grupo cujo número é superior à metade do grupo inteiro. Não deve ser confundido com pluralidade, que é um subconjunto que possui o maior número de partes. Uma pluralidade não se constitui necessariamente em maioria, visto que o maior subconjunto pode ser inferior à metade do grupo inteiro.

Por exemplo, num grupo hipotético de 40 atletas, existem:

Neste grupo, a maioria consistiria de mais da maioria do número de atletas, ou 21 atletas. O grupo de todos os esportes com bola (15 futebolistas + 6 mesa-tenistas = 21) representa a maioria. Todavia, os futebolistas, 15 no total, representam uma pluralidade, não uma minoria.

Regras parlamentares

Um erro comum é especificar a maioria como sendo "a metade mais um" ou "50% mais um". Isto resulta incorreto quando há um número ímpar de votos envolvidos. Quando existem 51 votos, a metade é 25,5. Então, são necessários somente 26 votos para constituir uma maioria, não 26,5 votos. Portanto, maioria seria o primeiro número inteiro após a metade.

Brasil

Nas regras parlamentares a respeito da condução dos assuntos legislativos, o termo "minoria" significa "mais da metade". Como isso se refere aos votantes presentes, a maioria (simples) significa metade dos votantes presentes à sessão, arredondado para baixo, mais um.[carece de fontes?] Na maioria absoluta, é necessária a presença de metade de todos os membros do parlamento, arredondado para baixo, mais um.[carece de fontes?] A maioria qualificada é exigida em votações especiais (de emendas constitucionais, por exemplo), significando aí que para a aprovação, são necessários os votos de 3/5 da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em dois turnos de votação.[1]

Referências

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.