Malafemmena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Malafemmena"
Canção de Totò
Lançamento 1951
Gravadora(s) Casa Editrice La Canzonetta
Letra Totò
Composição Totò

Malafemmena é uma canção napolitana, escrita e musicada em 1951 pelo cantor e comediante italiano Totò para a Casa Editrice La Canzonetta.

A canção[editar | editar código-fonte]

Donna,
tu sei la più bella donna,
ti voglio bene e t'odio
non ti posso dimenticare...

(em italiano)
Original {{{{{língua}}}}}: Femmena,
tu si 'a cchiù bella femmena,
te voglio bene e t'odio
nun te pozzo scurdà...

(em napolitano)

Malafemmena foi interpretada pela primeiva vez por Antonio Basurto e posteriormente foram lançadas versões na voz de Mario Abbate, Piedigrotta e Giacomo Rondinella. No filme Totò, Peppino e... la malafemmina, de Camillo Mastrocinque, lançado em 1956 foi incluída, com grande sucesso, uma interpretação de Teddy Reno para a canção.

A canção, escrita em napolitano, trata do dramático fim de um relacionamento entre um homem e uma "malafemmena"[1] muito atraente, e as dores que ele sente com esse término.

Por muito tempo acreditou-se, na Itália, que Totò tivesse "dedicado" a canção a atriz Silvana Pampanini, com quem contracenou em 47 morto che parla, mas, em um texto à Società Italiana degli Autori ed Editori, revelou que a canção era, na verdade, dedicada "a Diana" - Diana Bandini Lucchesini Rogliani, sua ex-esposa[2].

Considerada um dos maiores sucessos de Totò, Malafemmena foi regravada por uma série de intérpretes, como Jimmy Roselli e Connie Francis[3] e serviu de inspiração para o enredo da telenovela brasileira Passione[4].

Notas e referências

  1. "Mala femmena" ou "malafemmina" pode ser livremente traduzido para o português como o impropério "cadela"
  2. «Malafemmena fu dedicata da Totò alla moglie Diana». la Repubblica.it (em italiano). 17 de março de 2010. Consultado em 11 de julho de 2010 
  3. «Le lista completa delle canzoni di Totò e i relativi interpreti» (em italiano). Consultado em 11 de julho de 2010 
  4. Abos, Márcia. «Elenco estelar de 'Passione' se reúne em festa em São Paulo». Consultado em 11 de julho de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]