Mandu Ladino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
imagem da estátua de Mandu Ladino.

Mandu Ladino nasceu em (São Miguel do Tapuio) foi um indígena do povo Arani do estado do Piauí que se rebelou contra os portugueses.

História

Mandu Ladino foi um indígena que aos 12 anos de idade perdeu os pais em luta contra os sertanistas ,foi recolhido ao aldeamento Cariri de Boqueirão, próximo de Recife. Lá ele estudou com Padres Jesuítas.

O jovem indígena,depois de presenciar os religiosos portugueses queimarem vestimentas e objetos sagrados de seu povo,revoltou-se e fugiu do aldeamento. Juntando-se a um grupo de Cariri, dirigiu-se ao Vale do Longá. No caminho,foi atacado,preso e vendido como escravo para um criador de gado.

Conquistou a confiança de seu senhor e logo se tornou sertanista e vaqueiro. Em suas andanças, conduzindo boiadas para as feiras do Maranhão e Ceará, travou contato com várias tribos. Em 1712,junto com outros indígenas rebelou-se contra Antônio da Cunha Souto Maior[1],um fazendeiro extremamente violento com indígenas por ele escravizados. Após a luta , os indógenas de Souto Maior juntaram-se à tropa de Mandu.

Incorporou também à sua luta outros grupos indígenas que estavam sendo escravizados pelos colonizadores, como os Tremenbé, os Arani, os Poti,oa Cariri, os Catreú e outras tribos indígenas rebelados, que tinham como objetivo expulsar todos os intrusos que invadiram e se estabeleceram em suas terras, Um grupo de colonizadores portugueses da região de Ibiapaba se uniu para lutar contra Manu e seus guerreiros. A luta durou até 1718, quando os indígenas foram derrotados

  1. Geografia e História do Piauí para estudantes: da pré-historia à atualidade, de Adrião Neto. Teresina: Edições Geração 70, 2006. p. 204-5