Manoel Barbosa Assumpção Itaqui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Castelinho

Manoel Barbosa Assumpção Itaqui[1] (Itaqui, 28 de agosto de 1876Rio de Janeiro, 6 de julho de 1945) foi um importante engenheiro, arquiteto e construtor riograndense, ativo especialmente em Porto Alegre no início do século XX.

Era filho de Egydio Carlos Barbosa de Oliveira e Ubaldina de Assumpção. Casou-se em Porto Alegre em 6 de dezembro de 1902 com Judith Augusta Antunes de Assumpção, de onde nasceram oito filhos.

Formou-se na Escola de Engenharia de Porto Alegre, em 1901, e logo em seguinda começou a trabalhar no escritório de Rudolph Ahrons.[2]. Retornou a Escola de Engenharia em 1906, como professor[2], lecionando arquitetura e sendo encarregado para projetar uma ampliação do prédio central da escola e o observatório astronômico.[3]

Foi o primeiro diretor do antigo Observatório Astronômico da UFRGS.[4]

Sua contribuição à arquitetura local foi extensa e notável, sendo o projetista de vários edifícios históricos da cidade, destacando-se o antigo prédio do Colégio Júlio de Castilhos, os prédios dos Curtumes e Tanantes (hoje o Museu da UFRGS), do Castelinho, do Château, do Observatório Astronômico[4], da Escola de Agronomia e do Instituto Eletro-Técnico, todos compondo o conjunto dos prédios históricos da UFRGS, tombados pelo IPHAE, onde fez uso original da tendência eclética da arquitetura da época, com influências dominantes da Art nouveau e da Art déco[4], as quais foi um dos primeiros introdutores no estado. Em conjunto com o engenheiro Duilio Bernardi também projetou o Viaduto Otávio Rocha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Seu nome se encontra às vezes grafado como Manoel Barbosa de Assunpção Itaquy
  2. a b DOBERSTEIN, Arnoldo Walter. Estatuários, catolicismo e gauchismo, EDIPUCRS, 2002, 372 pp.
  3. WEIMER, Günter. "Arquitetos e construtores no Rio Grande do Sul". Santa Maria: Editora da UFSM, 2004, 204 pp.
  4. a b c Viva o Centro - Sobre o Observatório Astronômico
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.