Manta (jardinagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
material orgânico, Súber
filme plástico

Manta é o coberto que se coloca sobre o solo, provocando abafamento abaixo desta cobertura. Técnica utilizada em jardinagem e agricultura.

Consiste na aplicação de uma camada de material orgânico resistente às intempéries (ex. folhas, serragem, palha, casca de árvores), ou filme plástico, na superfície do solo, representando uma barreira física à transferência de energia e vapor d'água entre o solo e a atmosfera.

Entre suas vantagens está a redução das perdas de água do solo.

Permite também a diminuição da infestação de invasores e doenças; provoca a modificação da temperatura do solo e do ar próximo a ele; diminui a compactação do solo; evita o contato direto dos frutos com o solo; evita o impacto direto da chuva com o solo, que provocam a erosão; reduz a umidade relativa no interior de estufas, evitando a perda de nutrientes por lixiviação (extração de matérias solúveis de um produto por meio de solventes).

A manta, quando é feita com a utilização de filme plástico aumenta significativamente o fluxo de calor acima da manta, o que contribui para um melhor desenvolvimento da cultura, e pode reduzir o aumento da temperatura, abaixo, no solo, por provocar a retenção de líquido. Se for usado plastico branco opaco, além da retenção de líquido, haverá também o rebatimento da luz solar, levando a que o solo aqueça ainda menos.

São aplicados em culturas de morango, melão, tomate, abacaxi, uva, berinjela, pepino, alface e pimentão.