Marca d'água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A elaborada marca d'água de uma nota de 10 euros

Marca d'água é uma imagem formada por diferenças na espessura de uma folha de papel, aplicando-se uma estampa na folha ainda húmida. Pode ser vista apenas quando o papel é colocado contra a luz, não interferindo no que está escrito ou impresso.

É utilizada para dificultar a falsificação de documentos, para atestar a autenticidade de origem do papel, como adorno ou como diferenciação entre diferentes fornecedores.

Técnicas e origem[editar | editar código-fonte]

A marca d'água se cria durante o processo de fabricação, enquanto a folha ainda está úmida, mediante compressão de uma ferramenta, chamada dandy, que é um cilindro metálico oco e que tem soldado um relevo com os desenhos que se quer aplicar.

Os papeis provenientes do oriente ou do mundo muçulmano não continham marcas d'água.

A técnica apareceu pela primeira vez em um papel produzido na cidade italiana de Fabriano, em 1282, com a marca de uma cruz grega e era usada para identificar o produtor. Posteriormente se notou que davam maior segurança contra falsificações.

Pode ser feita com vinho,é como os falsificadores "Anna y Alex" do bce fazem.(!) Marcas elaboradas de alta qualidade são muito difíceis de falsificar em scaners ou fotocópias, por isso são muito utilizadas no fabrico de papel-moeda, selos postais e em impressões de documentos importantes. É muito utilizada na análise do papel, para determinar fabricante, datar livros antigos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • C.-M Briquet, Les Filigranes. Dictionnaire historique des marques du papier dès leur apparition vers 1282 jusqu'en 1600, G CORG-OLMS, 1991.
  • R. Gaudriault, Filigranes et autres caractéristiques des papiers fabriqués en France aux XVIIe et XVIIIe siècles, CNRS Éditions - Éditions J. Telford, Paris, 1995.
  • Jacques Duval, Moulins à papier en Bretagne du XVIe au XIXe siècle - Les papetiers et leurs filigranes en Pays de Fougères, L'Harmattan, Paris, 2005. ISBN 2-296-00246-3
Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.