Maria Caetano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Caetano
Maria Caetano
Nascimento 7 de novembro de 1986 (37 anos)
Portugal
Cidadania Portugal
Estatura 163 cm
Ocupação cavaleira de dressage

Maria da Conceição Cortes de Moura Padrão Caetano[1] nasceu a 7 de novembro de 1986 (37 anos), em Monforte, Concelho de Portalegre, Alto Alentejo, Portugal.

Nascida numa família ligada ao Campo, à Criação de Cavalos e à Equitação, desde muito cedo a sua paixão por estes animais revelou-se de uma forma inata e intuitiva.

A sua mãe Maria Guiomar Moura Caetano, prima direita do famoso Cavaleiro Tauromáquico João Moura, casou com Paulo Caetano, também ele, Figura de destaque do Mundo do Toureio a Cavalo e da Equitação.

Desde criança, soube o que era viver com uma total dedicação ao cavalo e ao seu ensino e assistiu a uma época brilhante do Toureio a Cavalo, assente em grande parte, na competição protagonizada entre o seu pai e o seu primo.

A paixão pelo Desporto Equestre viria a manifestar-se muito cedo, tendo competindo na sua infância, já como Cavaleira Federada, nas Modalidades de Endurance, Equitação de Trabalho e Equitação à Portuguesa.

O seu pai, Paulo Caetano, esteve sempre ao seu lado e desde os seus primeiros passos, como Cavaleira de Dressage,  foi o seu Professor e Treinador.

Os picadeiros da Herdade das Esquilas em Monforte, sede do PCI – Paulo Caetano International Horse Management, foi o cenário principal da sua formação equestre.

Na sua infância o seu Tio João Moura contribuiu para a sua base equestre.

Mais tarde, recebeu formação de Mestres incontornáveis do Desporto Equestre em Portugal, tais como o Coronel João Martins Abrantes, Francisco Cancella de Abreu, João Pedro Rodrigues, actual Écuyer Chef da Escola Portuguesa de Arte Equestre e, no Estrangeiro, a Cavaleira Norte Americana Lisa Wilcox, sua primeira mentora a nível Internacional.

Com 16 anos, rumou à Alemanha, onde montou com a Cavaleira Olimpica anteriormente mencionada, tendo o privilegio de a ver trabalhar e competir, tal como assistir ao trabalho do seu Treinador Ernst Hoyos, bem como ao desempenho de muitos outros expoentes Equestres do Centro da Europa.

Hof Kasselmann  - PSI - abriu-lhe as portas e de lá saíram os seus dois primeiros cavalos de Dressage de nível Internacional: O White Cedar que a levou a dois títulos de Campeã Nacional como Young Rider, três Campeonatos da Europa e uma Final da Taça do Mundo deste Escalão e o Diamant 391 que a levou à primeira medalha de Ouro do Campeonato Nacional de Seniores a nível de Grande Premio e ao seu primeiro Campeonato da Europa como Cavaleira Sénior da Equipa Portuguesa.

Esta excelente relação de longos anos com a família Kassellmann, fez com que os dois nomes se cruzassem de novo mais tarde. Hof Kassellmann em Hagen , foi durante um importante período entre os WEG 2018 em Tryon  USA e a final da FEI World Cup em Gothenburg 2019, a sua casa e o seu local de treino.

Referências

  1. «Conjuntos apurados para o Campeonato de Portugal de Ensino 2019». EQUISPORT. 24 de setembro de 2019. Consultado em 10 de fevereiro de 2020