Maria Vencelj Maggi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Vencelj Maggi
Nome completo Maria Vencelj
Outros nomes Maria Maggi
Nascimento 23 de dezembro de 1905
Strmec na Predelu, Eslovênia (ex-Áustria-Hungria)
Morte 8 de outubro de 2016
(110 anos e 290 dias)
Pinzolo, Trentino-Alto Ádige, Itália
Progenitores Mãe: Marija Vencelj
Pai: Franc Vencelj
Parentesco Elizabeta Vencelj Cernuta (irmã)
Cônjuge Alessandro Maggi
Filho(a)(s) Elio Maggi

Maria Vencelj Maggi (23 de dezembro de 19058 de outubro de 2016) foi uma supercentenária eslovena-italiana.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Maria nasceu em 23 de dezembro de 1905 em uma pequena aldeia chamada Strmec na Predelu, perto de Bovec, na atual Eslovênia (que fazia parte do Império Austro-Húngaro no momento do nascimento), a filha de Franc e Marija Vencelj. Pouco depois, a família mudou-se para a aldeia próxima de Log pod Mangartom, onde passou seus anos de infância.

Depois de terminar a escola, ela encontrou um emprego em Idrija e mais tarde em Trieste e Milão na Itália, onde conheceu seu marido, Alessandro Maggi. Mais tarde, abriram um café em Milão. O casal teve um filho chamado, Elio Maggi.[2]

Após a Segunda Guerra Mundial, quando ela já era viúva, seu filho recebeu uma oferta de emprego de Madonna di Campiglio e se mudou para lá. Logo depois, Maria também decidiu deixar Milão e se mudou para Madonna di Campiglio para se aproximar de seu filho e sua família. Desde 2006, ela morava em um lar de idosos em Pinzolo.

Em novembro de 2000, a aldeia de sua infância, Log pod Mangartom, foi fortemente afetada pela avalanche. Muitas casas foram destruídas e, infelizmente, sete pessoas foram mortas. Sua irmã mais velha, Elizabeta Vencelj Cernuta foi a mais velha entre as sete vítimas. Pouco depois da morte de Elizabeta, Maria visitou a Eslovênia e não esteve lá desde então.[3]

Maria Vencelj Maggi morreu em Pinzolo, Trentino-Alto Ádige, Itália, em 8 de outubro de 2016 aos 110 anos aos 290 dias.[4] Ela foi a segunda supercentenária eslovena depois de Katarina Marinič.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.