Marpha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nepal Marpha  
Rua de Marpha
Rua de Marpha
Marpha está localizado em: Nepal
Marpha
Localização de Marpha no Nepal
28° 45' 12" N 83° 41' 11" E
Região Oeste
Zona Dhaulagiri
Distrito Mustang
Altitude [1] 2 700 m (8 858 pés)
Altitude máxima 3 003 m (9 852 pés)
Altitude mínima 2 600 m (8 530 pés)
População (2011)[2]
 - Total 1 551

Marpha é uma aldeia e um village development committee (lit.: "comité de desenvolvimento de aldeia") no distrito de Mustang, da zona de Dhaulagiri da região Oeste do Nepal. Em 2011 tinha 1 551 habitantes e 414 residências.[2] Situa-se a 2 700 metros de altitude, na vertente ocidental (margem direita) do vale do Kali Gandaki.

O village development committee tem as seguintes aldeias:[1]

  • Chhairo (2 620 m)
  • Dhonga (2 600 m)
  • Jhong (3 003 m)
  • Laki (2 780 m)
  • Marpha (2 700 m)
  • Syang (2 780 m)

A aldeia é conhecida pelas suas frutas, especialmente as maçãs, a partir das quais é produzido o chamado brandy de Marpha (ou café de Mustang) e compotas. Além da agricultura, as principais atividades locais são a criação de mulas e o turismo. A aldeia é uma paragem comum, para descanso ou para pernoitar, dos caminhantes que percorrem o Circuito do Annapurna.

É uma aldeia pitoresca, com casas tradicionais feitas com filas de pedras caiadas, onde se encontram várias pensões, pequenos hotéis e restaurantes. Acima da aldeia ergue-se um mosteiro da escola budista tibetana Nyingma. Na falésia acima do mosteiro há um chorten pintado e na saliência abaixo dele há vários outros chortens mais pequenos em pedra.

Segundo a lenda, o chorten maior foi construído pelas gentes locais quando adoeceram com lepra, seguindo o conselho de um monge local, natural de Tukuche, uma aldeia a sul de Marpha, que disse aos aldeões que construíssem um chorten e junto a eles realizassem rituais religiosos. Desde então não há lepra em Marpha e a aldeia floresceu novamente.

Um par de centenas de metros a sul da aldeia, do outro lado do rio, situa-se o gompa de Chhairo, o primeiro mosteiro Nyingma fundado em Mustang (século XVI). Junto a ele há um campo de refugiados tibetanos. Muitas das lojas de recordações para turistas da zona são de residentes desse campo.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Marpha», especificamente desta versão.
  1. a b District: Mustang. List of Settlements (PDF) (em inglês) Index of Geographical names of Nepal National Geographic Information Infrastructure Programme. www.ngiip.gov.np. Visitado em 17 de abril de 2014. Cópia arquivada em 19 de dezembro de 2013.
  2. a b Censo de 2011 (PDF) (em inglês) Central Bureau of Statistics. cbs.gov.np. Visitado em 17 de abril de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Marpha