Mars Automatic Pistol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mars Automatic Pistol

Mars Automatic Pistol
Tipo Pistola semiautomática
Local de origem  Reino Unido
Histórico de produção
Criador Hugh Gabbet-Fairfax
Data de criação Anos 1890
Fabricante Webley & Scott
Período de
produção
1897–1907
Quantidade
produzida
Aproximadamente 80[1]
Especificações
Peso 1,36 kg
Comprimento 31,1 cm
Comprimento 
do cano
24,1 cm
Cartucho 8,5mm Mars
9mm Mars
.45 Mars Short Case
.45 Mars Long Case
Ação Recuo longo, ferrolho rotativo
Velocidade de saída 530 m/s (8,5mm Mars)
380 m/s (.45 Mars Long)
Mira Alça e massa de mira

A Mars Automatic Pistol, também conhecida como Webley-Mars, era uma pistola semiautomática desenvolvida em 1900 pelo inglês Hugh Gabbet-Fairfax e distribuída pela Mars Automatic Pistol Syndicate Ltd. de Birmingham. Foi fabricada primeiro pela Webley & Scott e depois por pequenos fabricantes de armas em Birmingham e Londres. A fabricação cessou em 1907.

A Mars Automatic Pistol é conhecida por estar disponível em uma variedade de calibres: 8,5 mm, 9 mm e .45. Eram todos cartuchos de garrafa com uma grande carga de pólvora, tornando a versão .45 a arma curta mais poderosa do mundo por um tempo. Ela usava uma ação única de ferrolho rotativo de recuo longo que ejetava os cartuchos gastos ​​diretamente para trás, e o mecanismo de alimentação é incomum, pois puxa os cartuchos para trás para fora do carregador e os levanta para a face da culatra.

A Mars Automatic Pistol foi rejeitada pelo Departamento de Guerra como uma possível substituta para os revólveres Webley & Scott, então em serviço com o Exército Britânico, por causa do recuo inaceitavelmente poderoso, considerável chama do cano e complexidade mecânica. O capitão encarregado dos testes da Mars na Escola de Artilharia Naval em 1902 observou: "Ninguém que atirou uma vez com a pistola desejou atirar de novo". Atirar com a pistola Mars foi descrito como "singularmente desagradável e alarmante".[2] Desde então, tornou-se um item de colecionador devido à sua raridade e como um exemplo dos primeiros desenvolvimentos em pistolas semiautomáticas.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

A Mars pode ser obtida no jogo eletrônico de 2015, Assassin's Creed Syndicate, apesar do jogo ser ambientado em 1868, 32 anos antes da produção da arma. No entanto, a arma é mostrada mais uma vez de maneira historicamente precisa na seção da Primeira Guerra Mundial do jogo, onde é empunhada pela neta do protagonista Jacob Frye, Lydia Frye.

A Mars Automatic Pistol também pode ser usada pela classe de Batedor (Scout) no jogo eletrônico de 2016, Battlefield 1.

A Mars é descrita no romance de Brian Catling de 2012, The Vorrh.

Referências

  1. Standard Catalog of Firearms
  2. Geoffrey Boothroyd, The Handgun, Crown Publishers, 1970, pp. 410–412.
  • Myatt, Frederick (1984). Modern Small Arms. [S.l.]: Crescent Books. ISBN 0-517-26288-6 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]