Martin Bernal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Martin Bernal
Nascimento 10 de março de 1937
Londres
Morte 9 de junho de 2013 (76 anos)
Cambridge
Cidadania Estados Unidos
Progenitores Mãe:Margaret Gardiner
Pai:John Desmond Bernal
Cônjuge Judith Dunn
Alma mater Universidade Harvard, Universidade da Califórnia em Berkeley, King's College
Ocupação professor universitário, erudito clássico, historiador
Prêmios Prêmios American Book, prêmio Lysenko
Empregador Universidade Cornell

Martin Bernal foi um estudioso de história política chinesa moderna que afirmava que a civilização clássica grega na realidade se originou de culturas afroasiáticas e semíticas, e não apenas da Europa, como tradicionalmente é colocado pelos historiadores. Ele chamava esta teoria de "Modelo Antigo Ampliado", baseado em historiadores clássicos como Heródoto e em suas afirmações e reconhecimentos de uma herança cultural egípcia e fenícia. Este modelo contrasta com o dito Modelo Ariano, que coloca os povos falantes de línguas Indo-européias do norte e as antigas culturas autóctones gregas como a raiz principal da cultura grega.

O Modelo Antigo Ampliado, Bernal argumentava, possui raízes na civilização clássica que estuda, enquanto o Modelo Ariano advém do racismo em desenvolvimento nos séculos XVIII-XIX Suas teorias são contestadas por alguns estudiosos da antiguidade clássica, como Mary Lefkowitz.

Obras[editar | editar código-fonte]

A obra Black Athena, na qual Bernal propõe o "Modelo Antigo Revisado", é composta de três volumes, e ainda não possui tradução para o português:

  • Black Athena: Afroasiatic Roots of Classical Civilization, Volume I: The Fabrication of Ancient Greece, 1785-1985, Bernal, Martin
  • Black Athena: Afroasiatic Roots of Classical Civilization, Volume II: The Archaeological and Documentary Evidence, Bernal, Martin
  • Black Athena: The Afroasiatic Roots of Classical Civilization, Volume III: The Linguistic Evidence, Bernal, Martin

Ver Também[editar | editar código-fonte]