Medalha Garvan–Olin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Medalha Garvan–Olin (em inglês: Francis P. Garvan–John M. Olin Medal) é uma condecoração anual destinada a mulheres, em reconhecimento a serviços de distinção em química. É concedido pela American Chemical Society (ACS), consistindo de uma quantia de US$ 5.000 e uma medalha.

Qualquer pessoa pode nomear uma única química em um ano. As nominações devem ser de mulheres com cidadania dos Estados Unidos.

A premiação foi estabelecida por Francis Patrick Garvan e Mabel Brady Garvan em 1936, em memória de sua filha. Foi estabelecida inicialmente como um concurso, que durou sete anos, como memorial à filha deles (o American Chemical Society's Prize Essay Contest). Foi financiado unicamente pela Fundação Francis P. Garvan Medal desde seu estabelecimento em 1936 até 1979. W. R. Grace & Co. assumiu seu co-patrocínio de 1979 a 1983. Em 1984 a Olin Corporation assumiu o co-oatrocínio. Mabel Brady Garvan permaneceu envolvida com a condecoração até 1967.

A Medalha Garvin–Olin é a terceira mais antiga condecoração da ACS, e a primeira condecoração estabelecida para laurear mulheres químicas.

Laureadas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Linda Wang (15 de setembro de 2018). «ACS 2019 national award winners». cen.acs.org (em inglês). Consultado em 20 de setembro de 2018 
  2. Alexandra A. Taylor (24 de setembro de 2021). «ACS 2022 national award winners». cen.acs.org 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]