Megalobulimus parafragilior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCaracol-gigante-da-Boracéia

Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Ordem: Stylommatophora
Família: Megalobulimidae
Género: Megalobulimus
Espécie: M. parafragilior
Nome binomial
Megalobulimus parafragilior
Leme & Indrusiak, 1990[2]

Megalobulimus parafragilior e Megalobulimus lopesi são espécies de gastrópodes da família Megalobulimidae.

São endêmicos do Brasil, originalmente comuns na Serra do Mar, nos estados de São Paulo[2] e Paraná.[3] Encontram-se na floresta de altitude da Mata Atlântica. É herbívora e de hábitos noturnos. Vive em lugares úmidos, permanecendo enterrado no solo ou sob folhas caídas no chão, saindo à noite para se alimentar de pantas e fungos. O caracol-gigante-da-boracéia apresenta concha fusiforme, alongada, deprimida, com s voltas espirais, de cor castanho-oliváceo, ornamentado por faixas claras e escuras. A abertura da concha é vertical, ligeiramente maior que a metade do comprimento total, com interior cinza-pálido.O corpo do caracol é homogêneo e cinzento, exceto pelo pé que se apresenta com a região central amarelada e os bordas acinzentadas. Sendo uma das "vítimas" do tráfego de animais silvestres da Mata Atlântica[carece de fontes?], é considerada uma espécie ameaçada de extinção. Levou o nome devido ao grande tamanho (17-20 cm) e por habitar nos trechos de Mata Atlântica da Estação Biológica de Boracéia.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. (em inglês)Mansur, M.C.D. 1996. Megalobulimus parafragilior. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. Dados de 7 de Agosto de 2007.
  2. a b Leme, J. L. M., Indrusiak, L. F. 1990. Megalobulimus parafragilior sp. n., uma nova espécie de Pulmonata terrestre da Serra do Mar (Gastropoda, Megalobulimidae). Papéis Avulsos de Zoologia, São Paulo, 37 (5): 97-105.
  3. Agudo-Padrôn, A. I. 2005. Recent Terrestrial and Freshwater Molluscs of Paraná State, PR, Southern Brazil Region: A Comprehensive Synthesis and Check List. Downloaded on 26 July 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre gastrópodes, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.