Saltar para o conteúdo

Meio-Quilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Meio-Quilo
Tira de jornal
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
País de origem EUA
Língua de origem inglês
Primeira publicação The Saturday Evening Post 1943
Género humor
Autor(es) Hank Ketcham
Bob Saylor
Dick Hodgins Jr.
Tema Humor
Título(s) em português Meio-Quilo, o marinheiro
Syndicate(s) King Features Syndicate

Meio-Quilo (no original, Half Hitch) é um personagem de tira de quadrinhos, criado por Hank Ketcham (mais famoso pelo personagem Dennis, o Pimentinha), em 1943, para a revista norte-americana Saturday Evening Post.[1] Na tira original ele não tinha nome. Apenas quando foi relançado nos anos de 1970 é que foi batizado de Half Hitch. Na primeira fase, o Meio-Quilo só apareceu durante 2 anos. Ele foi revivido para o King Features Syndicate, em 1970, quando uma tira diária e uma página dominical começaram a ser publicadas em jornais norte-americanos, no dia 16 de fevereiro de 1970. Trazia como autor o nome de Hank Ketcham, mas na verdade era escrita por Bob Saylor e desenhada por Dick Hodgins Jr. (imitando o estilo de Ketcham). A série terminou em 1975, nos Estados Unidos, nunca mais tendo sido relançada.

O personagem teve revista própria no Brasil, Meio-Quilo, o Marinheiro, na década de 1970, publicada pela RGE-Rio Gráfica Editora, que durou pelo menos 43 números. O subtítulo "o marinheiro" aparecia nas primeiras edições, mas posteriormente foi abandonado, passando a revista a se chamar simplesmente Meio-Quilo.

O nome Meio-Quilo no Brasil tem um significado semelhante ao do original: corresponde a uma alcunha popular nos anos 70 dada a pessoas de baixa estatura, uma vez que o personagem era bem "baixinho". As publicações no Brasil são da nova série lançada em 1970.

Referências

  1. Donald D. Markstein, Half Hitch 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre editoras ou revistas de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.